Governo lança plano de combate a crimes na Amazônia com R$ 2 bilhões

23 de julho de 2023
Amazônia crime
Marcos Amend / Greenpeace

O governo deu a partida no Plano Amas – Amazônia: Segurança e Soberania, para combater crimes na região amazônica. A iniciativa vai contar com recursos de R$ 2 bilhões, oriundos do orçamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Fundo Amazônia.

O dinheiro será usado na implantação de estruturas e compra de equipamentos para os estados, como viaturas, armamentos, helicópteros, caminhonetes e lanchas blindadas. Também está prevista a implementação de 28 bases terrestres e seis fluviais para combater crimes e infrações ambientais, totalizando 34 novas bases integradas de segurança da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias estaduais, detalha o Valor.

Há a previsão ainda da implementação de Companhia de Operações Ambientais da Força Nacional de Segurança Pública, com sede em Manaus, no Amazonas. E também a estruturação e aparelhamento do Centro de Cooperação Policial Internacional da Polícia Federal, também na capital amazonense, segundo a Folha.

“Nós estamos preocupados com a Amazônia porque hoje é lá que está sendo fomentado o crime organizado, o narcotráfico e tudo que é ilícito. E aí precisamos trabalhar junto com governadores dos estados, redefinir o papel das Forças Armadas, para que todo mundo tenha compromisso e evitar que seja na selva brasileira, tão almejada para ser preservada pelo mundo inteiro, que acontece parte da violência, como aconteceu com os índios yanomami em Roraima”, disse o presidente Lula no lançamento do Amas, destaca o OC.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que o governo pode debater a possibilidade de ampliar a faixa de fronteira na Amazônia para expandir a atuação dos militares na região. A Constituição permite que as Forças Armadas atuem nas faixas de fronteiras, uma área de 150 km da fronteira para dentro do território. Segundo Dino, a ideia é defendida pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e já foi apresentada a Lula, informa O Globo.Veja, Terra, Correio Braziliense, Agência Brasil, CNN e Poder 360 noticiaram o lançamento do Amas e os planos de extensão da faixa de fronteira.

ClimaInfo, 24 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar