Cúpula expõe desafios de Belém para sediar a COP30 em 2025

10 de agosto de 2023
Belém COP30 estrutura
Marx Vasconcelos / UOL

Para receber a COP30, a capital do Pará terá que resolver problemas de infraestrutura, especialmente na rede hoteleira, além de desafios estruturais, como a insegurança.

A última semana foi agitada em Belém (PA) com a realização da Cúpula da Amazônia. O evento foi considerado um primeiro “teste de fogo” da capital paraense em sua preparação para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP30), programada para daqui a dois anos. O balanço final mostrou que a cidade ainda tem um longo caminho para estar 100% preparada para uma conferência de magnitude global como a COP climática.

Um exemplo de dificuldade destacado pela Reuters é a rede hoteleira que atende Belém. Os cerca de 27 mil participantes que foram à cidade na última semana enfrentaram problemas com a falta de quartos e o inflacionamento dos preços, além de situações de reservas canceladas na última hora. Isso é preocupante, já que a COP30 pode trazer um número muito maior de pessoas à cidade, estimado em mais de 70 mil participantes.

Uma alternativa que as autoridades paraenses estão estudando é a ampliação do porto de Belém para navios de cruzeiro, que poderão servir como hotéis flutuantes, assim como a possibilidade de participantes ficarem em ilhas próximas e se locomoverem por barco.

Mas os problemas de infraestrutura vão muito além dos leitos de hotel. Como muitas cidades brasileiras de grande porte, Belém enfrenta questões como a falta de tratamento de esgoto universal e transporte público precário. Isso sem falar em outras questões ainda mais estruturais, como a falta de segurança.

O UOL TAB abordou o problema da concentração de usuários de drogas no centro histórico de Belém. O Mercado Ver-o-Peso, um dos pontos turísticos mais tradicionais da capital paraense, convive com a movimentação de usuários de drogas e recorrentes episódios de furtos e assaltos.

Esses problemas estão no radar do secretariado da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), responsável pelas COPs. Em entrevista à Folha, o secretário-executivo Simon Stiell falou que a ONU deve avaliar as condições oferecidas por Belém. “Acabei de passar dois dias aqui e certamente tive uma noção das qualidades históricas e culturais, é uma cidade linda. Em termos de adequação para sediar uma conferência internacional e, especialmente, a COP, há muitas considerações logísticas que o governo precisa resolver”, disse.

CNN Brasil, Estadão, g1 e O Liberal também abordaram o balanço da realização da Cúpula da Amazônia em Belém e os desafios da cidade até a COP30.

 

ClimaInfo, 11 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar