Degelo na Antártica dizima filhotes em colônia de pinguins-imperadores

29 de agosto de 2023
degelo Antártica penguins-imperadores
Marcel Langthim / Pixabay

Houve falha reprodutiva total em quatro dos cinco locais de reprodução em 2022; milhares de filhotes se afogaram ou congelaram quando o gelo se desintegrou.

Como de costume, milhares de pinguins-imperadores chegaram aos seus locais de reprodução no gelo marinho da costa da Antártica em maio e junho do ano passado. Os ovos eclodiram no final de julho e agosto, durante o longo e escuro inverno antártico, e tudo parecia bem. Mas quando o gelo no Mar de Bellingshausen se rompeu inesperadamente e se afastou da terra em novembro – efeito da crise climática que vem aquecendo o planeta –, foi um desastre para várias colônias recentemente descobertas na região.

Um estudo publicado no Communications Earth & Environment sugere que houve uma falha reprodutiva de 100% em quatro dos cinco locais de reprodução na região no ano passado, quando milhares de filhotes de pinguins se afogaram ou congelaram quando o gelo se desintegrou, explica o Inside Climate News. “O volume das falhas mostra que este é um evento bastante excepcional”, disse Norm Ratcliffe, um dos autores do estudo, Norm Ratcliffe, biólogo do British Antarctic Survey (BAS).

Os pinguins dependem do gelo congelado para pousar e permanecerem estáveis ​​até o final de dezembro e janeiro, quando começa o verão no Hemisfério Sul. É nesse período que os filhotes adquirem plumagem impermeável e assim podem nadar, deixando a colônia e se tornando independentes.

“Mas se [o gelo] quebrar antes disso, os filhotes perdem a plataforma, então caem no mar. Ou eles se afogam ou ainda podem conseguir subir em um bloco de gelo ou iceberg próximo. Mas, nesse caso, como a plumagem deles está molhada, eles provavelmente morrerão congelados”, explicou Ratcliffe.

Os cientistas disseram que os pinguins-imperadores enfrentam um futuro incerto sob o aquecimento global. Afinal, a espécie depende muito do gelo marinho, que deverá diminuir à medida que o mundo aquece, destaca o Guardian.

Bloomberg, BBC, CNN, Scientific American, France24, Independent, New York Times, National Geographic e Estadão noticiaram os efeitos da crise climática sobre os pinguins-imperadores da Antártica.

Em tempo: A primeira expedição oficial de pesquisadores brasileiros ao Ártico não achou gelo na região e voltou para o Brasil sem amostras, informa a Folha. As condições climáticas muito mais amenas do que o esperado – a ponto dos cientistas conseguirem ficar ao ar livre com camisas de manga curta – inviabilizaram a coleta e são mais um indício das transformações causadas pela emergência climática no arquipélago norueguês de Svalbard, palco da expedição, e na região ártica como um todo. “Moradores da vila de Longyearbyen, onde ficamos, confirmaram que essas condições estão cada vez mais comuns”, conta Paulo Câmara, pesquisador da UnB e integrante do grupo brasileiro que passou nove dias em Svalbard durante o último mês de julho.

 

ClimaInfo, 30 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar