Furacão Idalia chega à Flórida com ventos de mais de 200 km/h

30 de agosto de 2023
furacão Idalia Florida
@CityofTampa

Tempestade atinge a Flórida com categoria 3, “extremamente perigosa”, mata pelo menos duas pessoas, perde força ao se deslocar para a Geórgia, mas continua ameaçadora.

O furacão Idalia marchou para o nordeste dos Estados Unidos, em direção aos estados da Geórgia e Carolinas do Sul e do Norte, com ventos de 120 km/h e fortes chuvas, horas após atingir o norte da Flórida, na manhã de 4ª feira (30/8), como uma tempestade de categoria 3, informa a Bloomberg – considerada “extremamente perigosa”, com ventos de mais de 200 km/h. Depois, foi rebaixado à categoria 1.

A poderosa tempestade, que o Centro Nacional de Furacões (NHC) chamou de “um evento sem precedentes”, atingiu a costa logo após o amanhecer, com rajadas de 260 km/h, perto de Keaton Beach, na costa do Golfo da Flórida. Idalia empurrou para o interior uma coluna de água de quase 5 metros, submergindo a pequena comunidade costeira de Steinhatchee. Uma maré alta à tarde, intensificada por uma “superlua”, piorou o quadro, detalha o Guardian.

Após a passagem do furacão no norte da Flórida – o pior a atingir essa região em 125 anos –, o número de vítimas no estado começou a aparecer, destaca o New York Times. Equipes de resgate retiraram dezenas de pessoas de casas inundadas, enquanto árvores derrubadas bloqueavam estradas, e centenas de milhares de pessoas estavam sem fornecimento elétrico.

As autoridades relataram pelo menos duas mortes, ambas devido a acidentes de veículos, nos condados de Alachua e Pasco. Quando a tempestade atingiu a área de Big Bend, empurrou a água para níveis quase recordes em Tampa e São Petersburgo, informa o Washington Post.

Apesar de perder força, Idalia ainda podia produzir ventos devastadores em partes da Geórgia e no sul da Carolina do Sul na noite de quarta-feira, segundo os meteorologistas.

Bloomberg, Reuters, CNN, AP, NBC, Wall Street Journal, ABC, BBC, Sky News e g1 noticiaram a chegada de Idalia à Flórida e seu deslocamento nos EUA.

Em tempo: Hong Kong emitiu um alerta de ciclone tropical quando o supertufão Saola se aproximava da costa sul da China, após causar fortes ventos e chuvas torrenciais em Taiwan na 4ª feira (30/8). O tufão deverá varrer a costa da província de Guangdong, no sul da China, antes de se aproximar de Hong Kong na sexta e no sábado, embora as condições possam mudar, ressalta a Reuters. Saola está se movendo mais rápido do que o esperado e seu caminho mudou para o sul, então Taiwan poderia suspender o alerta terrestre. No entanto, o ciclone tropical Haikui, atualmente no Pacífico, a leste das Filipinas, pode interagir com Saola, causando incerteza sobre sua trajetória e movimento, detalha a Bloomberg.

 

ClimaInfo, 31 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar