Milícias “caçam” imigrantes ilegais por causa de incêndios florestais na Grécia

30 de agosto de 2023
Grécia incêndios florestais
sippakorn yamkasikorn / Pixabay

Enquanto sofre com incêndios persistentes, a Grécia também registra perseguições a imigrantes acusados de incendiários sem provas por grupos armados na fronteira com a Turquia.

Os incêndios que devastaram a região de Evros, no nordeste da Grécia, nas últimas semanas criaram uma grave crise de segurança pública que pode se tornar um problema humanitário preocupante para a União Europeia. Milícias armadas estão perseguindo imigrantes que atravessam ilegalmente a fronteira a partir da Turquia, sob a acusação de que eles seriam os responsáveis pelo fogo.

Na internet, vídeos de imigrantes amarrados na caçamba de caminhões e furgões viralizaram nos últimos dias na Grécia. Contas ligadas a grupos de extrema-direita e neonazistas proliferam boatos de que os incêndios teriam sido causados pelos imigrantes, sem qualquer tipo de evidência crível.

“Há um boato generalizado e os políticos locais estão usando-o como uma ferramenta política porque é fácil culpar os refugiados. Eles não têm voz”, disse Lefteris Papayannakis, diretor do Instituto Grego para Refugiados, à Euronews. Autoridades locais também estão recorrendo a esse subterfúgio preconceituoso para escapar das críticas sobre a falta de preparo para conter e combater o fogo.

“O governo e os meios de comunicação gregos têm alimentado os ‘caçadores de imigrantes’, de estilo vigilante, desde 2020, permitindo-lhes cometer crimes racistas com total impunidade”, destacou a entidade Alarm Phone, que ajuda refugiados que necessitam de resgate no mar.

Enquanto isso, segue a batalha dos bombeiros contra o fogo na região de Alexandrópolis, em Evros. O incêndio já é o maior registrado na União Europeia até hoje e consumiu uma área de mais de 808 km2, superior ao território de Goiânia (728,8 km2) e mais da metade da área da cidade de São Paulo (1.521 km2).

De acordo com a AFP, 11 aviões e um helicóptero da União Europeia estão ajudando no combate ao fogo, juntamente com 407 bombeiros. O fogo em Alexandrópolis ainda está fora de controle, especialmente na região do parque nacional Dadia, um santuário natural de aves de rapina.

“Estamos tentando defender o resto da área não afetada antes que a linha de frente do fogo chegue”, disse à Reuters Jiri Nemcik, líder da equipe de bombeiros da República Tcheca que apoia as operações contra o fogo na Grécia. “O desenvolvimento do fogo é muito dinâmico, por isso é muito perigoso”.

ABC News, Al-Jazeera e Washington Post também abordaram a situação dos incêndios na Grécia.

 

ClimaInfo, 31 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar