China lança alerta máximo para o tufão Saola, que atinge Hong Kong

1 de setembro de 2023
China tufão Saola
Ramon Linares / Pexels

Após passar pelas Filipinas, Saola se aproximava da costa sudeste da China, ameaçando Hong Kong e outros grandes centros industriais na província vizinha de Guangdong.

Meteorologistas chineses emitiram um alerta vermelho de tufão – o maior da escala de risco – às 6h (horário local) de 5ª feira (31/8), por conta da aproximação do tufão Saola da costa sudeste do país. O Centro Meteorológico Nacional da China disse que Saola vai se mover para noroeste pelo Mar da China Meridional a uma velocidade de cerca de 10 km/h, aproximando-se gradualmente da costa da província de Guangdong, informa o Guardian.

A emissora estatal CCTV informou que pelo menos 121 linhas de trens estavam suspendendo o serviço, enquanto pessoas nas áreas costeiras do sul da China estavam sendo alertadas para ficarem longe da costa, relata a Al Jazeera. A suspensão nas principais linhas férreas norte-sul, bem como nas redes regionais, continuarão até 6 de setembro, informou a emissora estatal CCTV.

Hong Kong também se preparava para um possível impacto direto de Saola. O tufão tem potencial para ser o mais poderoso a atingir a cidade desde Mangkhut, que atingiu a região em 2018, deixando estradas bloqueadas, edifícios danificados e áreas baixas inundadas.

Saola já passou pelas Filipinas e Taiwan. A última previsão indica o tufão passando pela parte sul de Hong Kong na noite de sexta-feira ou no início de sábado, segundo a Bloomberg.

A chegada de Saola à China também foi destacada por DW, New York Times, Reuters, SCMP, ABC, Reuters, Independent, Bloomberg e BBC.

Em tempo: Os Estados Unidos contabilizam os prejuízos causados pelo furacão Idalia, que atravessou o norte da Flórida com ventos de mais de 200 km/h, perdeu a força ao se deslocar para a Geórgia e as Carolinas do Sul e do Norte, mas continua provocando chuvas fortes na Virgínia. Analistas disseram que Idalia, que extraoficialmente é responsabilizado pela morte de dois motoristas na Flórida e de um homem que tentava derrubar uma árvore na Geórgia, poderia se tornar o desastre climático mais caro dos EUA este ano, com um custo inicial estimado de até US$ 20 bilhões, segundo o Guardian. Bloomberg, NBC, Wall Street Journal, Reuters, USA Today, New York Times, AP e Guardian também trataram dos estragos e dos custos de Idalia.

 

ClimaInfo, 1º de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar