Chuvas do tufão Haikui causam destruição na China pelo 7º dia seguido

11 de setembro de 2023
tufão Haikui China
Reprodução video BBC

Apesar de rebaixado para tempestade tropical, Haikui ainda provoca chuvas que inundam o sul da China, enquanto nuvens se deslocam para o interior do país.

As chuvas residuais do antigo tufão Haikui, agora rebaixado a tempestade tropical, inundaram o sul da China pelo sétimo dia consecutivo. Nuvens de tempestade se deslocavam lentamente de Guangdong, na costa chinesa, para Guangxi, inundando áreas baixas, bloqueando estradas e prendendo moradores.

No condado rural de Bobai, na região de Guangxi, equipes de resgate em barcos têm lutado para retirar as pessoas para um local seguro desde a noite de domingo (10/9), quando a água prendeu moradores, informa a Reuters.

Nas áreas montanhosas, deslizamentos de terra destruíram estradas e pontes ruíram. Numa estação meteorológica em Bobai, os recordes locais foram quebrados quando a precipitação atingiu 511,2 mm – mais de um quarto da precipitação anual da região.

Haikui enfraqueceu de tufão para tempestade tropical desde que atingiu a província de Fujian em 5 de setembro. Mas seu vórtice residual continuou a causar estragos no sul chinês, com a populosa cidade de Shenzhen inundada pelas chuvas mais fortes desde que os registros começaram, em 1952. A vizinha Hong Kong foi atingida pela pior tempestade dos últimos 140 anos.

WION e BBC também noticiaram os efeitos de Haikui na China.

Em tempo 1: Equipes de resgate recuperaram os corpos de mais quatro pessoas no centro da Grécia no domingo (10/9), elevando para 15 o número de mortos na tempestade mais intensa ocorrida no país desde que os registros começaram, em 1930. Outras duas pessoas ainda estavam desaparecidas. A tempestade Daniel atingiu a Grécia durante três dias, no final do verão mais quente já registrado, deixando um novo rastro de ruínas após incêndios florestais mortais que atingiram o país, informam Reuters, Financial Times e AP.

Em tempo 2: A tempestade Daniel também atingiu a Líbia, onde pelo menos 2 mil pessoas morreram e milhares estão desaparecidas após uma grande enchente atingir a cidade de Derna, no leste do país, segundo rebeldes que controlam a região. Ahmed Mismari, porta-voz do Exército Nacional da Líbia (LNA), que controla o leste do país, disse que o desastre ocorreu depois do colapso das barragens acima de Derna, “varrendo bairros inteiros com os seus residentes para o mar”, relata a Reuters. Contudo, segundo informações da Cruz Vermelha líbia, o número de mortos pela tempestade e seus efeitos é de 200 pessoas, informa a BBC. O órgão disse ainda que pelo menos 150 casas foram destruídas.

 

ClimaInfo, 12 de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar