IEA: Demanda por petróleo deve crescer 2,2 milhões de barris por dia em 2023

13 de setembro de 2023
demanda de petróleo 2023
InfoMoney

Cortes na produção de petróleo que Arábia Saudita e Rússia estenderam até o fim do ano vão causar déficit substancial na oferta no 4º trimestre.

A demanda mundial por petróleo continua a caminho de crescer 2,2 milhões de barris por dia (bpd) em 2023, para 101,8 milhões de bpd, de acordo com o relatório mensal Oil Market Report, da Agência Internacional de Energia (IEA, sigla em inglês), divulgado na 4ª feira (13/9). O aumento, segundo a IEA, será liderado pela retomada do consumo chinês e pela maior procura por combustível de aviação e matérias-primas petroquímicas.

Segundo o documento, o corte de produção feito por membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), de mais de 2,5 milhões de bpd desde o início do ano, vem sendo compensado por maiores ofertas de produtores fora do cartel petrolífero.

As ofertas recorde dos Estados Unidos e do Brasil sustentaram um aumento de 1,9 milhão de bpd na produção não-OPEP entre janeiro e agosto. Já o Irã, ainda sob sanções, aumentou sua produção em cerca de 600 mil bpd, detalha o InfoMoney.

Entretanto, o relatório da IEA aponta que os cortes de produção que Arábia Saudita e Rússia estenderam até o final de 2023 significarão um déficit substancial no mercado até o 4º trimestre. 

Isso pode manter os preços sob pressão. Este mês, o barril do petróleo Brent ultrapassou US$90 pela primeira vez este ano, informa a Reuters.

Bloomberg, Wall Street Journal, Energy Portal, Oilprice, Época Negócios e MoneyTimes repercutiram o relatório da IEA.

 

ClimaInfo, 14 de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar