Tragédia na Líbia: mar “devolve” corpos arrastados pela tempestade Daniel

13 de setembro de 2023
Líbia tempestade Daniel
Esam Omran Al-Fetori / Reuters

Equipes de busca vasculham ruas, edifícios destruídos e até o mar em busca de corpos em Derna, onde a tempestade Daniel já matou 5.100 pessoas.

“Os corpos estão por todo o lado, dentro das casas, nas ruas, no mar. Onde quer que você vá, você encontra homens, mulheres e crianças mortos. Famílias inteiras foram perdidas.”

O depoimento do trabalhador humanitário Emad al-Falah, que integra as equipes de busca, mostra o caos em Derna, cidade da Líbia na costa do Mediterrâneio, após a tempestade Daniel provocar inundações e o rompimento de duas barragens que devastaram a região. Segundo a AP, até a manhã de 4ª feira (13/9) já havia pelo menos 5.100 mortos contabilizados.  

Autoridades estimaram que há 10.000 desaparecidos. Os números, porém, são conflitantes. A agência de ajuda da ONU (OCHA) disse que o número era de pelo menos 5.000, relata a Reuters.

A tempestade é o mais recente evento climático extremo a carregar marcas das alterações climáticas, dizem os cientistas. Daniel – apelidado de “Medicane” por suas características semelhantes às de um furacão – extraiu enorme energia da água do mar extremamente quente. E uma atmosfera mais quente retém mais vapor de água, que pode cair como chuva, disseram especialistas ouvidos pela AP.

E um dos maiores desafios para a ajuda humanitária e a recuperação da Líbia é sua divisão política. As administrações rivais no oeste e no leste fazem o país, um grande produtor mundial de petróleo, sofrer com escassez de investimentos em infraestrutura e serviços sociais, explica a Bloomberg.

“Quando a crise climática se depara com um Estado falido, o resultado é o tipo de desastre que a Líbia vive em Derna. Qualquer cidade teria enfrentado o nível extraordinário de precipitação da tempestade Daniel na costa norte da Líbia. Na sua forma anterior e mais branda, Daniel causou graves danos na Grécia antes de cruzar o Mediterrâneo. No entanto, a extensão da devastação – um quarto de uma cidade foi arrastado para o mar, o que está sendo descrito como ‘o 11 de Setembro na Líbia’ – é também em função da crise política no país”, resume Patrick Wintour, editor do Guardian.

Al Jazeera, CNN, BBC, Guardian, Euronews, New York Times e Wall Street Journal repercutiram o horror na Líbia provocado pela tempestade Daniel.

 

ClimaInfo, 14 de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar