Governo quer definir marco regulatório das eólicas offshores ainda em 2023

13 de setembro de 2023
Brasil eólicas offshore
Túlio Thomé / Brazil Windpower 2023

Ministério de Minas e Energia monta força-tarefa para destravar o projeto de lei que regulamenta a modalidade de geração e está sob análise do Congresso.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, decidiu apoiar a articulação feita por deputados na Câmara para aprovar o marco legal das eólicas offshore ainda neste ano. Para o ministro, o conjunto de regras para disciplinar essa geração no Brasil debatido na Câmara só requer “alguns aprimoramentos”.

Segundo o Valor, Silveira estaria convencido de que a edição de um decreto presidencial não é suficiente para viabilizar os investimentos no setor. Por isso, quer viabilizar a regulação com os parlamentares. “Tenho atuado diretamente na articulação com o Congresso Nacional para avançarmos nas tratativas para a instituição de um marco legal para as eólicas offshore”, disse na abertura da 14ª edição do congresso Brazil Windpower, na 3ª feira (12/9).

No último final de semana, o ministro se reuniu com o deputado federal Zé Vitor (PL-MG), relator na Câmara do projeto de lei que trata da matéria, informa a CNN. A proposição já foi aprovada no Senado.

Em paralelo, Silveira disse que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) lançará, em dezembro, bases para normativas e melhorias no arcabouço regulatório infralegal das eólicas offshore.

Folha, Canal Energia, epbr, CNN, g1, Época Negócios e Valor também repercutiram os planos do governo para as eólicas offshore

Em tempo 1: A energia eólica offshore tem um potencial energético de cerca de 700 GW no Brasil, podendo assim ampliar em 3,6 vezes a atual capacidade instalada no país, hoje de 190 GW. Os dados foram consolidados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no estudo “Oportunidades e Desafios para Geração Eólica Offshore no Brasil e a Produção de Hidrogênio de Baixo Carbono”. Até 30 de agosto, segundo a CNI, o IBAMA contabilizava 78 pedidos de licenciamento para projetos eólicos offshore, somando 189 GW de potência instalada, informa o Estadão. Valor, Correio Braziliense, Agência Brasil, Terra e Época Negócios repercutiram o estudo da CNI.

Em tempo 2: A Petrobras e a Weg vão desenvolver conjuntamente um aerogerador onshore com capacidade de 7 MW – o primeiro desse porte a ser fabricado no país. A petroleira vai investir cerca de R$ 130 milhões no projeto, que já está em andamento pela Weg, relata o Estadão. O aporte da Petrobras será feito em 25 meses contados a partir da assinatura do acordo, e a Weg prevê que a produção em série do equipamento será realizada a partir de 2025. Valor, Terra, Exame, Brasil 247, epbr e CNN também noticiaram a parceria.

 

ClimaInfo, 14 de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar