Com El Niño, Austrália sofre com calor extremo e ameaça de incêndios florestais

19 de setembro de 2023
austrália calor extremo
Raul De Los Santos / Unsplash

O departamento meteorológico do país confirmou os efeitos do fenômeno climático El Niño, com condições que sugerem uma temporada severa de incêndios florestais e seca.

A Austrália se prepara para uma temporada de fogo particularmente perigosa quatro anos após o mortal Verão Negro, quando os incêndios florestais mataram ou foram responsabilizados pela morte de quase 500 pessoas e queimaram quase 25 milhões de hectares. Com uma diferença: as temporadas anteriores foram sob efeito de La Niña, com condições mais frias e úmidas.

Menos de três semanas antes do início oficial da primavera na Austrália, as altas temperaturas em muitas cidades do país batem recordes. Estações de esqui fecharam antes do previsto, e na Maratona de Sydney, no fim de semana, dezenas de pessoas foram hospitalizadas após correrem sob uma onda de calor, relata o New York Times.

Diante desses extremos climáticos, o Departamento de Meteorologia australiano confirmou a ocorrência do El Niño no país, associado ao Dipolo Positivo do Oceano Índico (IOD) – diferença na temperatura da superfície do mar entre o polo ocidental, no Mar da Arábia (oeste) e o polo oriental, ao sul da Indonésia (leste). E também ressaltou que o aquecimento global continua a influenciar o clima australiano e global.

Em Nova Gales do Sul, a costa sul da província teve seu alerta de perigo de incêndio atualizado para “catastrófico”, devido a ventos inesperadamente fortes. Já foram registrados 61 incêndios, dos quais 13 estavam fora de controle, segundo o Sky News.

O aumento das temperaturas em toda Nova Gales do Sul levou ao fechamento de mais de 20 escolas. O alerta ocorreu no momento em que o aeroporto de Sydney registrou na 3ª feira (19/9) sua temperatura mais alta em setembro desde 2000, informa o Guardian.

Uma proibição total de incêndios, incluindo churrascos com combustível sólido, está sendo imposta em Sydney pela primeira vez em quase três anos. A cidade atingiu 34,6°C ontem.

France24, Reuters, Guardian, Independent, ABC e Euronews também noticiaram o clima extremo na Austrália.

 

ClimaInfo, 20 de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar