Clima extremo: calor insistente na Europa, seca recorde na Austrália, monções mínimas e destruidoras na Índia

2 de outubro de 2023
clima extremo
Mike Bowers/The Guardian

Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Polônia e Suíça viveram o setembro mais quente de que há registro, com temperaturas excepcionalmente elevadas que deverão continuar em outubro.

Tudo vai se encaminhando para fazer de 2023 o ano mais quente da história. Mas também é possível que, em 31 de dezembro, descubra-se que o ano foi o que registrou os eventos climáticos mais extremos, com secas e chuvas intensas e fora de época em todos os cantos do planeta.

Na Europa, Áustria, França, Alemanha, Polônia e Suíça anunciaram na 6ª feira (29/9) o mês de setembro mais quente já registrado nesses países, informa o France24. E as temperaturas excepcionalmente elevadas deverão continuar em outubro, destaca o Guardian.

Na Espanha, o início deste mês foi o mais quente desde que o início dos registros de temperatura, há mais de um século, disse a AEMET, agência meteorológica do país, na 2ª feira (2/10). Segundo a Reuters, quase 40% das estações meteorológicas registraram temperaturas máximas acima de 32oC.

Já no continente asiático, as chuvas de monções na Índia neste ano foram as menores desde 2018, relata a Reuters, com o país registrando o agosto o mais seco em mais de um século, disse o departamento meteorológico estatal. As monções são vitais para a economia indiana, respondendo por quase 70% da chuva de que o país precisa para irrigar suas culturas agrícolas e reabastecer reservatórios e aquíferos.

As fracas chuvas aumentaram as preocupações de que a Índia – o segundo maior produtor de trigo, arroz e açúcar do planeta – continue a restringir as exportações de produtos essenciais para gerir a inflação alimentar antes das eleições nacionais em 2024. Tal medida apoiaria os preços globais, explica a Bloomberg. O arroz na Ásia está perto do máximo dos últimos 15 anos, enquanto o açúcar em Nova York saltou mais de 30% este ano.

Ainda que abaixo da média, as monções indianas foram arrasadoras em algumas partes do país, com magnitude e intensidade nunca vistas, segundo a AP. O estrago foi significativo. No estado de Himachal Pradesh, 428 pessoas morreram e houve mais de US$ 1,42 bilhão em danos materiais desde junho.

A Austrália, na Oceania, registrou o setembro mais seco desde que os registros começaram, em 1900, com uma média nacional de precipitação de apenas 4,83 mm. A precipitação total foi 70,8% inferior à média do mês de 1961-1990. Os dados do Bureau of Meteorology foram divulgados no momento em que incêndios florestais estavam fora de controle em Victoria e Nova Gales do Sul, em meio a alertas de possíveis inundações repentinas no final da semana, explica o Guardian.

New York Times, Bloomberg, VOA News, ABC, Sky News, Accuweather e Guardian também repercutiram os extremos climáticos no mundo.

 

ClimaInfo, 2 de outubro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar