Novo ciclone extratropical vai se formar no Rio Grande do Sul e causar mais chuvas

novo ciclone extratropical RS
NOAA

Mesmo se formando em alto mar, ciclone vai reforçar a formação de nuvens carregadas, temporais e ventania, com risco de chuvas fortes no norte gaúcho.

A partir de 4ª feira (4/10), um novo ciclone extratropical pode causar tempestades no Rio Grande do Sul. A porta-voz da Climatempo, Stefanie Tozzo, disse à CNN que o fenômeno “servirá de combustível para aumentar a chuva em toda a região”, que tem sido afetada repetidas vezes por chuvas fortes desde o começo de setembro.

A Climatempo destaca que o ciclone não vai se formar sobre nenhum estado da Região Sul e muito menos atuar diretamente sobre eles. Mas é mais um reforço para a formação de uma frente fria e de instabilidades. O tempo fica mais encoberto e há risco de temporais no norte gaúcho, no centro-oeste de Santa Catarina e no extremo sul do Paraná.

A semana começou com frio na maior parte do Rio Grande do Sul, informa a GZH. Já na 3ª feira (3/10), o tempo volta a ficar instável no estado, devido a um sistema de baixa pressão. Devem acontecer temporais na Campanha e nas regiões central, norte e noroeste gaúchos, segundo a Sala de Situação do governo do estado. Também há possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento nas cidades dessas regiões.

Na 5ª feira (5/10), a frente fria vai se afastar mais para o oceano, e o tempo volta a ficar firme em grande parte do Sul. Mas há uma tendência, até o final da semana, de atuação de um cavado, que novamente vai favorecer um fluxo maior de umidade. Por isso, a semana deve terminar com novos temporais, em especial sobre o interior da região.

MetSul, Terra e Band também noticiaram o novo ciclone no Sul.

 

ClimaInfo, 2 de outubro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.