ANP inclui áreas na Floresta Amazônica em leilão de petróleo e gás fóssil

concessões de petróleo e gás Amazônia
via epbr

Dos 33 setores para exploração de combustíveis fósseis que a agência vai oferecer, dois estão na Bacia do Amazonas, onde há também uma acumulação marginal.

A ANP anunciou na 2ª feira (16/10) que o 4º Ciclo de Oferta Permanente de Concessão vai oferecer 33 setores com blocos exploratórios, distribuídos por 9 bacias sedimentares brasileiras. O leilão para a apresentação de ofertas por parte de petroleiras está marcado para 13 de dezembro.

Dois dos setores incluídos neste ciclo estão na Bacia do Amazonas, em áreas terrestres da Floresta Amazônica. Em um deles, informa o Broadcast, a agência reguladora também vai oferecer Japiim, uma área com acumulação marginal – ou seja, onde não houve produção de petróleo e/ou gás fóssil, ou a produção foi interrompida por falta de interesse econômico.

A oferta incluiu todos os 12 setores disponíveis para exploração de combustíveis fósseis na Bacia de Pelotas, que é marítima, bem como de todos os 12 setores disponíveis em bacias consideradas maduras, onde já existe produção. Houve indicação de quatro setores na Bacia de Santos e de um setor na porção marítima da Bacia Potiguar, detalha a epbr.

Na oferta permanente, a ANP organiza o leilão a partir de etapas prévias de indicação de interesse. Agora, as 87 empresas inscritas têm até 8 de novembro para apresentar as garantias necessárias para disputar os blocos propriamente ditos, na sessão marcada para dezembro.

 

ClimaInfo, 17 de outubro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.