Mudanças climáticas podem extinguir 90% dos mamíferos da Caatinga

24 de outubro de 2023
mamíferos Caatinga
Mário R. Moura/Unicamp

O cenário otimista do estudo prevê a perda de 91,6% das comunidades desses animais no bioma, com 87% das espécies perdendo habitat ainda em 2060.

Uma nova pesquisa feita por cientistas brasileiros mostra que as mudanças climáticas em curso terão um efeito devastador no único bioma exclusivamente brasileiro. A Caatinga, que já sofre intenso processo de desmatamento e desertificação, pode perder a maior parte de seus mamíferos, em especial os de pequeno porte.

Segundo o IPCC, as temperaturas médias no norte da América do Sul devem subir em 2,7C até 2060, com acréscimo de 21 dias na estação seca. É uma mudança drástica e rápida demais para a maioria das espécies se adaptar, indicam os pesquisadores da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e das universidades federais da Paraíba (UFPB) e de Minas Gerais (UFMG).

Mamíferos de grande porte, como tatus, cotias e veados, têm mais chance de sobreviver – ainda que primatas, por exemplo, perderiam áreas adequadas. Já os de pequeno porte, que respondem por 54% dos mamíferos da Caatinga, sofrerão mais.

“Esse é o cenário otimista, em que a humanidade cumpre o Acordo de Paris, reduz as emissões de gases do efeito estufa e diminui o ritmo do aquecimento previsto para as próximas décadas”, explicou o pesquisador da UNICAMP Mário Ribeiro de Moura, que coordenou o estudo, para a Agência Fapesp. O estudo foi publicado na revista científica Global Change Biology e também foi notícia na Folha, Um Só Planeta, e Casa e Jardim.

Em tempo: O Parque Nacional da Serra das Confusões (PI), maior reserva de Caatinga do Brasil, sofre com três focos de incêndio florestal, de acordo com o site O Dia. De acordo com o g1, o fogo também se alastra na zona rural a sul do parque. ICMBio, IBAMA e Polícia Militar do Piauí trabalham no controle das chamas e acompanham o caso. O PARNA é lar de diversas espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada e o tatu-canastra, além de conter paredões com pintura rupestre.

 

ClimaInfo, 24 de outubro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar