Ciclone forma cavado e sistema de baixa pressão, com nuvens carregadas que se espalharam pelo oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
A semana começou com a volta da chuva na Região Sul. Na 2ª feira (23/10), áreas de instabilidades associadas a circulação de ventos (cavado) e a atuação de uma baixa pressão mantiveram o tempo instável e com previsão de temporais, inicialmente no Rio Grande do Sul.
Nesta 3ª feira (24/10), um novo ciclone extratropical se forma em alto mar, próximo ao litoral gaúcho e catarinense. O sistema será responsável por reforçar as instabilidades nos três estados da região, apesar de não atuar diretamente com a força dos últimos eventos extremos. Com isso, o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ficam em alerta para chuvas e rajadas de vento forte, informam Globo Rural e Climatempo.
No decorrer do dia, o sistema dá origem a uma frente fria que, à noite, passa a reforçar a umidade sobre parte da região. No Paraná, a chuva aumenta devido a circulação de ventos e a entrada de mais umidade que vai favorecendo a ocorrência de pancadas fortes com raios e ventos.
Já no Centro-Oeste, que “assou” no fim de semana com uma onda de calor extremo provocando recordes de temperatura, a tendência é de que haja algum refresco, mas não sem antes haver mais calor. Segundo o g1, Goiás e Mato Grosso do Sul registrariam 38°C na 2ª feira, e Cuiabá deveria bater 44°C, em novo recorde para o ano. No entanto, havia expectativa de pancadas de chuva à tarde e à noite em todos os estados da região.
TV Cultura, Meteored, Band, Correio do Povo e Jovem Pan repercutiram os extremos climáticos no Sul e no Centro-Oeste.
ClimaInfo, 24 de outubro de 2023.
Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.