Países se reúnem novamente para tentar destravar planos contra poluição do plástico

13 de novembro de 2023
poluição plástico
Dustan Woodhouse/Unsplash

Diplomatas voltam à mesa de negociação em Nairóbi, no Quênia, para detalhar como serão definidas metas de redução da poluição plástica sob novo acordo internacional. 

A 3ª sessão do Comitê Intergovernamental de Negociação foi aberta nesta 2a feira (13/11) na sede do Programa da ONU sobre Meio Ambiente (PNUMA) para discutir o texto-base para um futuro acordo internacional contra a poluição plástica, especialmente em ambientes marinhos. O acordo pode ser o principal tratado ambiental global desde a aprovação do Acordo de Paris, há oito anos.

As discussões não serão simples. O Guardian apontou um dos itens que causam mais divergência entre os países – a definição das metas nacionais para redução da poluição plástica. Enquanto alguns governos defendem que a definição seja feita no plano multilateral, outros argumentam em favor da abordagem bottom-up na qual cada país define seu objetivo, similar ao próprio Acordo de Paris.

Os negociadores analisarão o “rascunho zero” apresentado pela ONU há cerca de dois meses. O texto é típico de uma negociação dessa complexidade, com muitas sugestões de ações e abordagens para redução da poluição plástica, algumas divergentes entre si. Um exemplo citado pela Bloomberg é a definição de uma lista de produtos químicos perigosos: uma proposta estabelece essa medida como obrigação dos governos para orientar suas ações antipoluição; outra sugere a medida como voluntária.

Além da redução da poluição, o futuro acordo também pretende mirar o ciclo de vida completo do plástico, de forma a reduzir a demanda pelo material. “Precisamos repensar tudo ao longo da cadeia, desde o polímero à poluição, do produto à embalagem. Precisamos usar menos materiais virgens, menos plástico e nenhum produto químico prejudicial”, destacou a diretora-executiva do PNUMA, Inger Andersen, na abertura da sessão em Nairobi.

As conversas devem seguir ao longo da semana. O processo de negociação prevê ainda dois encontros em 2024 antes da definição do futuro acordo.

AFP, Associated Press, Deutsche Welle e Inside Climate News também repercutiram a notícia.

 

ClimaInfo, 14 de novembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar