UE promete contribuição “substancial” a novo fundo de perdas e danos

13 de novembro de 2023
UE contribuição perdas e danos
Alexandre Lallemand/Unsplash

Sem citar cifras, a Comissão Europeia anunciou que fará uma contribuição financeira “substancial” ao novo fundo para perdas e danos causados pela mudança do clima.

Em declaração divulgada nesta 2ª feira (13/11) em Bruxelas, o comissário europeu para o clima, Wopke Hoekstra, confirmou que a União Europeia deve contribuir para a capitalização do futuro fundo para perdas e danos, “no contexto de um resultado ambicioso na COP28 em matéria de mitigação, adaptação e meios de implementação”.

O compromisso foi anunciado depois do encontro de Hoekstra com o presidente designado da COP28, Sultan al-Jaber. Os dois reafirmaram o interesse comum em operacionalizar os acordos de financiamento para perdas e danos, além de impulsionar novos compromissos em prol de energias renováveis e eficiência energética.

A promessa da UE é a primeira diretamente voltada ao fundo de perdas e danos. Como assinalou a Reuters, muitos países manifestaram interesse em contribuir com o fundo, mas não formalizaram nenhum compromisso. Mesmo o governo dos EUA, que terminou como “vilão” nas negociações recentes sobre o fundo, sinalizou que pretende destinar “vários milhões de dólares no fundo na COP”, como disse o enviado especial norte-americano para o clima, John Kerry.

A Bloomberg destacou também a pressão que os europeus estão fazendo sobre o governo dos Emirados Árabes, anfitrião da COP28, para que contribua também para o fundo de perdas e danos. O país não figura na lista de nações desenvolvidas nas negociações climáticas, mas é dono de uma das maiores reservas de petróleo do planeta e um dos principais produtores mundiais de combustíveis fósseis.

A discussão sobre quem financia o fundo para perdas e danos – e, de forma mais ampla, as ações climáticas nos países em desenvolvimento – está no centro das divergências entre ricos e pobres nas negociações climáticas. Tudo indica que, mesmo com as promessas da UE e a “promessa de promessa” de outras nações, essas divergências seguirão fortes durante a COP28.

“As batalhas políticas sobre quem paga e quem recebe podem dar origem a ressentimentos ainda mais profundos”, alertou o analista Mihir Sharma na Bloomberg. “Quem decidirá qual destes custos é o mais merecedor de compensação? Como podemos confiar em alguém para medir e compensar todos os danos que as mudanças climáticas já causaram? Reconhecer a injustiça [climática] é fácil. A justiça reparativa é que é difícil”.

O site POLITICO também abordou a promessa de financiamento da UE.

 

ClimaInfo, 14 de novembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar