Presidente da COP28 silencia sobre acusações de acordos petroleiros em conversas sobre clima

29 de novembro de 2023
ADNOC Sultan al-Jaber
Victor Besa/The National

O executivo Sultan al-Jaber é acusado de aproveitar a COP28 em Dubai para promover os interesses da empresa petroleira ADNOC, da qual al-Jaber é presidente. 

A um dia da abertura da COP28, a Presidência da Conferência vive sua pior crise pública. Acusado de aproveitar as negociações climáticas para defender os interesses da petroleira ADNOC, Sultan al-Jaber manteve o silêncio nesta 3ª feira (28/11), mesmo com a irritação de ativistas climáticos e o desconforto de líderes e negociadores com a notícia.

As revelações foram feitas pela BBC e pelo Centre for Climate Reporting, do Reino Unido, que obtiveram documentos internos da equipe de al-Jaber que mostram a “atuação dupla” dos representantes dos Emirados Árabes nas conversas preparatórias à Conferência de Dubai.

Os documentos continham talking points para encontros de al-Jaber com representantes de outros governos, com itens que nada tinham a ver com negociação climática, mas sim com possíveis acordos da ADNOC e de outras petroleiras dos Emirados Árabes com esses países.

A notícia causou grande comoção entre grupos de ativistas climáticos, que há meses questionam a condição dupla de al-Jaber – que, ao mesmo tempo em que encabeça as negociações climáticas da ONU em Dubai, também preside uma empresa de combustíveis fósseis. Mas a irritação não se limita à sociedade civil organizada.

“Utilizar as negociações internacionais sobre o clima para alavancar novos projetos de petróleo e gás em um momento em que precisamos urgentemente eliminar os combustíveis fósseis é, para dizer o mínimo, totalmente terrível”, criticou o ex-vice-presidente dos EUA Al Gore em um post no XTwitter.

A ex-presidente da Irlanda, Mary Robinson, também demonstrou seu desconforto com a notícia. “[A revelação] é muito preocupante porque as percepções importam e já havia uma percepção de que a Presidência [da COP] estava pouco comprometida e isso pode tornar a situação ainda mais difícil”, disse, citada pela Euronews.

Uma das autoridades que al-Jaber teria encontrado para tentar defender os interesses da indústria petroleira dos Emirados Árabes foi a ministra brasileira do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Questionada pela Folha, ela negou que tenha tratado da venda da petroquímica Braskem com o presidente da COP28.

“Não tenho controle dos assuntos que as pessoas dizem que vão tratar [comigo], mas comigo não foi tratado. E se porventura tivesse, teria sido com a pessoa errada, porque o que eu tenho a ver com a Braskem?”, afirmou Marina.

As acusações contra al-Jaber – e o silêncio do presidente da COP28 – tiveram grande repercussão na imprensa, com destaques em Axios, CNN, Fortune, Independent e NY Times.

 

ClimaInfo, 29 de novembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar