Protocolo define compromissos ambientais para a pecuária no Cerrado

25 de abril de 2024
compromissos ambientais pecuária Cerrado
Wenderson Araujo/Trilux

Frigoríficos e varejistas firmam acordo de boas práticas na compra de gado do Cerrado, com regras antidesmatamento e de combate ao trabalho análogo à escravidão.

O Imaflora divulgou na última 3ª feira (23/4) um novo compromisso voluntário de frigoríficos e grupos varejistas para coibir a comercialização de gado criado em condições de ilegalidade trabalhista ou ambiental no Cerrado. O Protocolo de Monitoramento Voluntário de Fornecedores de Gado, que vinha sendo negociado desde 2020, estabelece um conjunto de regras para orientar a gestão de fornecedores diretos de gado do bioma.

A proposta elenca 11 critérios e gera uma base comum de conformidade socioambiental para os criadores, servindo assim como um guia para a produção e a compra responsável de gado do Cerrado. Informações sobre conformidade com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e eventuais sobreposições com áreas de proteção (como Terras Indígenas e Unidades de Conservação) servem como referencial de conformidade.

O Protocolo também prevê o cruzamento com listas públicas de trabalho escravo e de embargos ambientais, além de análises da Guia de Trânsito Animal (GTA) e da produtividade do criador, como forma de inibir a triangulação de animais provenientes de áreas com irregularidades ambientais ou sociais.

A discussão em torno do Protocolo do Cerrado contou com o envolvimento de entidades como WWF-Brasil, representantes do setor pecuário, indústria alimentícia e empresas compradoras, além do Ministério Público Federal (MPF) e da sociedade civil organizada. Entre as empresas que aderiram ao Protocolo, estão JBS, Minerva, Marfrig, Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e Arcos Dourados.

“O Protocolo do Cerrado é uma importante ferramenta para o setor se preparar para as crescentes demandas do mercado para a carne brasileira”, afirmou Isabella Freire, diretora executiva da Proforest, organização que coordenou a elaboração do compromisso junto com o Imaflora e a National Wildlife Federation (NWF). “Nosso intuito é que tenha adesão crescente das empresas da cadeia pecuária, promovendo mudanças nas práticas do setor nesse bioma específico e até no país.”

O anúncio do Protocolo do Cerrado acontece em um momento delicado do bioma. O último levantamento anual do desmatamento, estimado pelo sistema Prodes Cerrado (INPE) em novembro passado, indicou uma perda de 11.011 km2 de vegetação nativa entre agosto de 2022 e julho de 2023, um aumento de 3% em relação ao período anual anterior. O ritmo de destruição ambiental segue intenso em 2024: de acordo com o DETER (INPE), cerca de 1,4 mil km2 foram desmatados nos primeiros três meses do ano, um crescimento de 4% na comparação com o mesmo período em 2023. 

A apresentação do Protocolo do Cerrado foi destaque na Capital Reset, Folha, Forbes, InfoMoney, g1 e O Globo, entre outros.

 

 

__________

ClimaInfo, 25 de abril de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar