Em pleno outono, os termômetros podem bater 35oC em estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste; o mês de abril pode fechar com recordes de temperatura.
O verão já foi embora, mas os brasileiros experimentarão dias dignos da estação quente nas próximas semanas. Uma nova onda de calor se formou no centro do continente sul-americano e deve causar novos recordes de temperatura alta em uma grande parte do território brasileiro, desde o norte do Paraná até o sul de Goiás, abrangendo Mato Grosso do Sul, a maior parte de São Paulo e o Triângulo Mineiro.
De acordo com a Climatempo, a nova onda de calor – a quarta só em 2024 – é decorrente de uma área de alta pressão que se formou nos céus de Mato Grosso do Sul e do Paraná e que migrará lentamente para o leste do Sudeste entre o fim de abril e o início de maio. Isso criará um bloqueio atmosférico que dificulta a chegada de frentes frias, resultando em tempo quente e seco.
“Não é rara a condição de onda de calor agora, ainda é comum nessa [época do ano]. Vale lembrar que outono é uma situação de transição. Então, neste começo de outono, ainda podemos ter algumas características de verão”, explicou Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, ao g1.
Entre as áreas que sentirão temperaturas 5oC superiores à média histórica, estão a totalidade de Mato Grosso do Sul e partes de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Em outras áreas, os termômetros devem ficar entre 3oC e 5oC mais quentes do que o normal, como a área total de Santa Catarina e Rio de Janeiro e partes do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Rondônia.
A ocorrência de mais uma onda de calor pode resultar em novos recordes históricos de temperatura alta para o mês de abril, como pontuou a MetSul. “Os primeiros 20 dias de abril anotaram temperaturas acima da climatologia histórica em quase todo o país. Os desvios das médias históricas em algumas áreas foram bastante significativos, atingindo até 3oC a 4oC acima da climatologia”, destacou a agência meteorológica.
Band, CNN Brasil, Correio Braziliense, Folha, Metrópoles, O Globo e UOL, entre outros, abordaram a chegada da 4ª onda de calor no Brasil em 2024.
__________
ClimaInfo, 25 de abril de 2024.
Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.