Depois de “explosão” em Dubai, número de participantes deve diminuir nas próximas COPs

25 de abril de 2024
número participantes próximas COPs
COP28 / Mahmoud Khaled

A ONU espera por uma diminuição de pelo menos 40% no total de participantes credenciados nas COP29 de Baku e COP30 de Belém do Pará.

A COP28 de Dubai, realizada no ano passado, bateu o recorde histórico de participação, com mais de 80 mil pessoas credenciadas. O gigantismo das conferências climáticas reflete a urgência crescente desse problema na agenda de diversos atores, mas traz aos seus organizadores uma dor de cabeça digna de arrancar os cabelos – como viabilizar um megaevento para dezenas de milhares de pessoas em um espaço de tempo relativamente curto?

Para o secretário-executivo da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas, Simon Stiell, chegou a hora de pensar se esse modelo de megaCOPs faz sentido. “[Eu] gostaria certamente de ver as futuras COPs reduzirem a sua dimensão”, afirmou em um evento em Londres, no Reino Unido. “[Uma COP] maior não significa necessariamente [uma COP] melhor”.

O número de pessoas credenciadas para participar das COPs vem crescendo de forma significativa desde a Conferência de Glasgow (COP26), na Escócia, em 2021, quando cerca de 40 mil pessoas participaram do evento. No ano seguinte, na COP29 de Sharm el-Sheikh (COP27), no Egito, esse número cresceu para cerca de 50 mil participantes. Mas o maior salto aconteceu na COP28 de Dubai, que reuniu 30 mil pessoas a mais do que na conferência anterior.

O Climate Home destacou como essa discussão vem ocorrendo dentro da UNFCCC e dos organizadores da COP29 e COP30. O Azerbaijão, que realizará a COP29 em novembro na cidade de Baku, espera que a Conferência de Baku reúna cerca de 40 mil pessoas, a metade do número de credenciados na COP de Dubai no ano passado. O Brasil, que organizará a COP30 em Belém no ano que vem, também discute uma redução no total de participantes, para no máximo 50 mil, tendo em vista os problemas de infraestrutura logística e hoteleira da capital paraense.

Em tempo: As tensões entre Azerbaijão e Armênia parecem caminhar para um final depois dos dois governos sinalizarem um possível acordo de fronteiras. As autoridades armênias, isoladas politicamente na região, aceitaram a demanda azeri e deverão transferir o controle sobre quatro vilarejos. Com isso, o governo de Baku consegue – ao menos, por ora – aplacar uma das principais preocupações de observadores internacionais, que era o risco de um conflito armado ocorrer antes da realização da COP29 no país. AFP, Al-Jazeera, Associated Press e POLITICO abordaram essa notícia.

 

 

__________

ClimaInfo, 25 de abril de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar