Grupo de Finanças Sustentáveis do G20 prepara recomendações aos países sobre fundos climáticos

GT Finanças Sustentáveis G20
Tânia Rêgo/Agência Brasil

GT de Finanças Sustentáveis do G20 apresentará em julho um relatório com recomendações para facilitar o acesso de países vulneráveis a recursos de fundos climáticos.

A agenda das finanças verdes deve ganhar um impulso em julho, quando o Grupo de Trabalho (GT) da Presidência brasileira do G20 para Finanças Sustentáveis pretende apresentar seu primeiro relatório. De acordo com o Valor, o texto deve trazer recomendações sobre a facilitação de acesso a recursos de fundos climáticos, uma das lacunas identificadas pelo grupo.

Mesmo com os quatro principais fundos internacionais verdes – Fundo Verde para o Clima, Fundo de Investimento Climático, Fundo de Adaptação e o Fundo Global para o Meio Ambiente – somando uma carteira de investimentos superior a US$ 30 bilhões nos próximos cinco anos, boa parte desses recursos não chega nas mãos de quem mais precisa.

 “A Presidência [brasileira] do G20 é o impulso que o G20 pode dar para que conselhos diretivos desses fundos iniciem processos de reforma na acreditação e nos desembolsos”, afirmou Ivan Oliveira, coordenador do GT e subsecretário de financiamento ao desenvolvimento sustentável do Ministério da Fazenda. “O grupo está passando um pente fino em todos esses fundos.”

A Agência Brasil também destacou essa informação.

 

ClimaInfo, 23 de maio de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.