Na Índia, eleições chegam ao fim com mais mortes provocadas pelo calor recorde

India mortes ondas calor
Prashanth Pinha / Unsplash

Ao menos 33 funcionários eleitorais morreram devido ao calor extremo registrado no estado de Uttar Pradesh no sábado, durante o encerramento das eleições no país.

Uma onda de calor sem precedentes vem atingindo a Índia mesmo antes da chegada do verão, e com o país em meio a eleições gerais, que se encerraram no sábado (1/6). Em alguns locais, os termômetros superaram 50°C. O resultado foi um número crescente de mortes em decorrência das temperaturas extremas.

Autoridades dos estados indianos atingidos pelo calor extremo contabilizaram pelo menos 85 pessoas mortas em decorrência das altas temperaturas em 24 horas, informam UOL e IstoÉ. O estado oriental de Odisha, onde o calor foi exacerbado por uma alta umidade, registrou o maior número de vítimas, com 46 óbitos.

Outros estados mais afetados são Bihar, Jharkhand, Rajasthan e Uttar Pradesh.

Neste último, pelo menos 33 funcionários eleitorais morreram devido ao calor extremo no sábado, relata o Terra. As altas temperaturas também teriam causado a morte de um eleitor em Ballia, no mesmo estado, onde um homem desmaiou enquanto esperava na fila para votar.

No último dia de votação da maior eleição do mundo, eleitores enfrentaram uma temperatura de 45°C que fez muitos desmaiaram em Gorakhpur, também em Uttar Pradesh. Mesmo assim, houve quem comemorasse a temperatura, mais baixa que as registradas em outros dias, segundo o Estado de Minas.

Na capital indiana, Nova Déli, o departamento meteorológico do país anunciou um recorde de temperatura de 52,9°C na 4ª feira (29/5), de acordo com o UOL. Contudo, no fim de semana, o governo indiano anunciou um erro para mais de 3°C, informam Reuters e Guardian. Assim, os termômetros atingiram um pico de 49,9°C. O que não alivia em nada o sofrimento de quem está vivendo tais temperaturas.

 

ClimaInfo, 3 de junho de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.