AGU recorre de liminar que suspendeu licença prévia para as obras da BR-319

21 de agosto de 2024
BR-319 desmatamento
Divulgação/Observatório BR-319

Apesar do imenso impacto ambiental apontado por estudos, ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que asfaltamento é prioridade e que Lula quer iniciá-lo neste mandato.

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou na 2ª feira (19/8) com um recurso contra a suspensão da licença prévia (LP) para o asfaltamento do chamado “trecho do meio” da BR-319, rodovia que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). A licença foi concedida em 2022, quando o IBAMA, em vez de tomar decisões técnicas, apenas carimbava as políticas antiambientais promovidas por Jair Bolsonaro e seus asseclas. Lição que deveria ser aprendida pelo governo atual quanto ao licenciamento da exploração de petróleo na foz do Amazonas.

Em decisão provisória, a 7ª Vara Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Amazonas (SJAM) havia anulado a LP 672/2022 no final de julho. Além disso, estabeleceu multa de R$ 500 mil por descumprimento das condições estabelecidas, informa o Portal do Holanda. A decisão foi tomada em resposta a uma ação civil pública do Observatório do Clima, explica o Brasil 247.

No recurso contra a suspensão da LP, a AGU argumenta que a decisão judicial viola a ordem pública e a separação dos Poderes, além de interferir indevidamente na formulação de políticas públicas. A União alega que a manutenção da suspensão compromete o planejamento administrativo e orçamentário, causando grave lesão à economia, saúde e segurança públicas, relata o Amazonas Direito.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, disse na 3ª feira (20/8) que o asfaltamento do trecho do meio da BR-319 é uma prioridade de Lula e que o governo quer iniciar as obras ainda neste mandato do presidente. No limite da apelação pela polêmica obra – para não usar o termo “má fé” –, Renan Filho foi capaz de dizer que a ausência de ligação rodoviária contribuiu para a falta de oxigênio em Manaus durante a pandemia de COVID-19, informa o Poder 360.

Em junho, um grupo de trabalho do Ministério dos Transportes para avaliar a viabilidade da obra divulgou seu relatório final defendendo o asfalto. O GT minimizou o fato de que o asfaltamento da BR-319 pode intensificar o desmatamento no sul do Amazonas, apontado por diversos especialistas.

 

ClimaInfo, 22 de agosto de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar