Polícia Federal abre inquérito para apurar ação criminosa em incêndios em SP

25 de agosto de 2024
incêndios SP
Reprodução via Globo

O pedido foi apresentado pelo presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho; nas redes sociais, vídeos mostram pessoas ateando fogo propositalmente, o que sugere uma ação criminosa.

A superintendência regional da Polícia Federal em São Paulo irá instaurar um inquérito para investigar a origem dos incêndios que tomaram conta do estado nos últimos dias. A principal suspeita é de que os focos teriam sido causados por ação de criminosos, que atearam fogo intencionalmente em áreas de vegetação seca.

O inquérito atende a um pedido do presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, que sustenta que quase todos os incêndios, com poucas exceções, são resultados de ação criminosa, inclusive no caso paulista. “Não temos incêndio espontâneo e são raros os casos de acidente. Em SP, há uma desconfiança de que tudo foi organizado, pois os focos aconteceram praticamente no mesmo horário”, disse Agostinho, citado por O Globo.

Neste domingo (25/8), Agostinho se reuniu com o presidente Lula e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, para discutir como a União pode ajudar no combate ao fogo e na responsabilização dos criminosos. Além dos incêndios em SP, o governo federal também confronta o avanço do fogo no Pantanal e na Amazônia.

“De maneira geral, a situação climática não ajuda. A umidade está baixíssima. Embora o desmatamento [da Amazônia] tenha caído bastante, há um estoque de áreas desmatadas ao longo da última década e as pessoas ateiam fogo para mantê-las assim”, comentou o chefe do IBAMA.

CartaCapital, Correio Braziliense, Metrópoles, O Globo e UOL, entre outros veículos, repercutiram a notícia.

 

ClimaInfo, 26 de agosto de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar