São Paulo tem maior índice de incêndios no mês de agosto em mais de duas décadas

25 de agosto de 2024
incêndios São Paulo sala situação
Defesa Civil SP / Divulgação

INPE registrou 3.175 focos de incêndio no estado de São Paulo nos 25 primeiros dias de agosto, o maior índice para o mês desde 1988.

Como em outras regiões do Brasil, o estado de São Paulo foi tomado por incêndios na última semana. Dados do INPE indicam 3.175 focos de fogo registrados em território paulista desde o começo de agosto, o pior número da série histórica para o mês, iniciada em 1988. O maior número de focos foi observado na última 6ª feira (23/8), com 430 registros de fogo.

Como O Globo destacou, no comparativo com agosto de anos anteriores, os números deste mês superam e muito o recorde anterior, registrado em agosto de 2010 (2.444 focos de calor). Já em relação a agosto de 2023 (352 focos), o crescimento foi de quase sete vezes. Desde janeiro passado, SP registrou 4.973 focos de incêndio, mais do que o total registrado nos dois últimos anos. Estadão e Folha também destacaram esses números.

Em boletim divulgado na manhã deste domingo (25), o governo de São Paulo confirmou que 21 municípios enfrentavam focos ativos de incêndio e que, ao todo, 46 cidades estavam sob alerta máximo para queimadas. A região de Ribeirão Preto seguia como a mais crítica, concentrando a maior parte dos registros de incêndio no estado, noticiaram Folha e O Globo.

A proximidade do fogo forçou moradores de Ribeirão Preto a deixarem suas casas neste final de semana. Nas redes sociais, internautas compartilharam vídeos e fotos do fogo se aproximando de áreas residenciais. O fogo intenso deixou o céu avermelhado e espalhou nuvens densas de fumaça e fuligem. No espaço, a intensificação do fogo no interior paulista também foi visível: um satélite da agência espacial norte-americana (NASA) mostrou áreas vastas tomadas por pontos vermelhos, indicadores da presença de fogo.

O governo de São Paulo criou um gabinete de crise dentro do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil para acompanhar a situação do fogo no estado. Além de articular o combate ao fogo, as autoridades paulistas também monitorarão a situação nas rodovias que cortam o interior paulista. Diversas vias foram interditadas parcial ou totalmente durante o final de semana por causa da proximidade do fogo. A notícia é da Agência Brasil.

O impacto dos incêndios vai além dos limites de São Paulo. Neste domingo, cidades como Brasília (DF), Goiânia (GO) e Uberlândia (MG) amanheceram com o céu tomado por fumaça. Na capital goiana, a visibilidade era tão baixa que voos tiveram que ser cancelados. Além dos incêndios em SP, a fumaça que cobria boa parte da região central do país também está relacionada com os focos de fogo no Pantanal e na Amazônia. Folha, g1 e O Globo deram mais detalhes.

 

ClimaInfo, 26 de agosto de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar