Senado aprova Política Nacional para Recuperação da Caatinga

Programa inclui a participação de comunidades locais em atividades de restauração, capacitação de trabalhadores e geração de renda e emprego no âmbito da agricultura familiar.
16 de dezembro de 2024
Senado aprova Política Nacional para Recuperação da Caatinga
Marcos Oliveira/Agência Senado

Único bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga terá uma estratégia para recuperação imediata e produtiva de sua vegetação nativa. É o que prevê o Projeto de Lei 1990/2024, que institui a Política Nacional para a Recuperação da Vegetação da Caatinga e foi aprovado na 4ª feira (11/12) por unanimidade, em caráter terminativo, na Comissão de Meio Ambiente do Senado.

O PL é de autoria da senadora Janaína Farias (PT-CE) e foi elaborado com apoio técnico do Instituto Escolhas. Sua aprovação seguiu os termos do relatório apresentado pela senadora Teresa Leitão (PT-PE), informa o g1. O texto agora segue para a Câmara dos Deputados.

Para viabilizar a restauração do bioma, o texto prevê a instituição do Programa Nacional de Recuperação da Vegetação da Caatinga. O programa inclui a participação de comunidades locais em atividades de restauração, capacitação de trabalhadores e geração de renda e emprego no âmbito da agricultura familiar, entre outros incentivos.

Entre os objetivos da proposta estão a garantia de segurança hídrica, com foco na quantidade e qualidade da água na região, que sofre com longos períodos de estiagem; a ampliação da produção de alimentos de forma sustentável, protegendo o bioma enquanto contribui para a soberania e segurança alimentar; o estímulo ao manejo florestal sustentável e à bioeconomia, contribuindo com a renda na região; além de medidas para a recuperação da vegetação caatingueira, detalha o Brasil de Fato.

“A decisão do Senado vem em boa hora. A Caatinga é um dos biomas mais vulneráveis do Brasil e um dos que mais sofre os efeitos negativos das mudanças climáticas. A política nacional cria condições para adaptar o bioma a essa dura realidade, buscando garantir segurança hídrica e alimentar, emprego e renda para a população”, explicou Rafael Giovanelli, gerente de Pesquisa do Instituto Escolhas.

Um estudo do Escolhas identificou uma área de 1 milhão de hectares desmatados na Caatinga – quase 10 vezes a área da cidade do Rio de Janeiro – que precisam ser urgentemente recuperados. A recuperação do bioma pode gerar mais de R$ 29 bilhões em receitas líquidas, além de produzir 7 milhões de toneladas de alimentos e capturar mais de 702 milhões de toneladas de carbono da atmosfera, mitigando os efeitos adversos das mudanças climáticas.

 

 

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar