Venda de carros elétricos cresce em 2024 e supera expectativas do setor no Brasil

Veículos híbridos plug-in e 100% elétricos foram os destaques do ano passado, com mais de 125.000 unidades vendidas, representando 71% do mercado de eletrificados.
19 de janeiro de 2025
(Fernando Stankuns via Flickr)

Os veículos elétricos ainda são uma pequena fração na frota automobilística brasileira, mas sua expansão continua a passos largos. Em 2024, o mercado de VEs alcançou um marco histórico, com 177.358 unidades vendidas – um crescimento de 89% em relação a 2023, quando 93.927 veículos foram comercializados. O número surpreendeu até mesmo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), que previa 150.000 emplacamentos no ano.

Segundo os dados da ABVE, os veículos híbridos plug-in (PHEV) e 100% elétricos (BEV) foram os grandes destaques do ano, com 125.624 unidades vendidas, representando 71% do mercado de eletrificados, detalha o Correio Braziliense. Em comparação a 2023, quando 52.359 unidades foram comercializadas, houve um crescimento de 140%.

Quando se trata apenas de veículos 100% elétricos o crescimento foi ainda maior, destaca a Folha. As vendas de carros puramente elétricos cresceram 219% na comparação entre 2023 e 2024. No total, foram emplacados 61.615 automóveis a bateria no Brasil.

Com os números de 2024, a frota de VEs no país superou os 400.000 veículos em circulação. De acordo com o SBT, o número equivale a 7% de toda a frota nacional de automóveis.

Todos os veículos em circulação são importados. Em 2024, as importações somaram US$ 1,6 bilhão, um aumento de 108% em relação ao ano anterior, quando totalizaram US$ 767 milhões, relata o Poder 360. Mas tal cenário deve começar a mudar a partir deste ano, com a produção de VEs no país.

Depois de ampliar suas vendas para o Brasil, as montadoras chinesas BYD e GWM iniciam um novo capítulo de sua ofensiva no país em 2025: começam sua produção local de seus veículos híbridos e elétricos. A GWM confirmou que a fábrica de Iracemápolis (SP) será inaugurada em maio, e a produção para o mercado brasileiro começa no início do segundo semestre com o híbrido Haval 6, a gasolina. A BYD também pretende dar a partida em sua fábrica na Bahia neste primeiro semestre, informa O Globo.

 

  • Em tempo: Após denúncias de trabalho análogo à escravidão e péssimas condições de higiene para funcionários nas obras da fábrica de Camaçari (BA), a BYD divulgou na 5ª feira (16/1) imagens que mostram melhorias nas instalações para os empregados, informa a Auto Esporte. Em audiência do Ministério Público do Trabalho (MPT) na primeira semana de janeiro, a montadora e as três empresas contratadas para construir sua fábrica informaram que todos os 163 trabalhadores chineses resgatados de trabalho análogo à escravidão já receberam os valores referentes à rescisão dos contratos e retornaram para a China, segundo o g1. O episódio com a gigante automotiva chinesa pôs investidores estrangeiros na mira da Justiça brasileira, destaca o DW.

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