Ciclone extratropical pode causar mais chuvas e ventos fortes em Santa Catarina

Formação será entre a costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul e vai gerar uma frente fria, com risco de enchentes e alagamentos.
20 de janeiro de 2025
(PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL)

Um ciclone extratropical que se formou no mar ontem (20/1), entre a costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul, dará origem a uma nova frente fria que influenciará para o aumento do risco de temporais e de ventania na região Sul. Há grande risco para Santa Catarina, que já sofreu com fortes chuvas na semana passada.

Segundo um alerta do Climatempo, a expectativa é de rajadas de vento de até 90 km/h em parte do sul e em áreas de Santa Catarina que fazem divisa com o Rio Grande do Sul, incluindo a serra catarinense. No centro-leste e no litoral do Paraná, incluindo a Grande Curitiba, os ventos podem chegar a 70 km/h, informa o Estadão.

O temporal e os ventos aumentam a possibilidade de destelhamentos, quedas de galhos, árvores e danos em estruturas de energia elétrica. Além disso, essas regiões correm risco de alagamentos e enchentes neste começo de semana, o que pode causar grandes transtornos no oeste, centro-norte e sul de Santa Catarina e cidades do sul, região central, oeste, sudoeste e noroeste do Paraná, detalha a CNN.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas intensas em quase todo o território catarinense, além de partes do Paraná e do Rio Grande do Sul. O órgão também emitiu um alerta laranja (de perigo) para chuvas intensas em grande parte do Paraná. O alerta, válido até hoje, também abrange partes do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no litoral sul de São Paulo.

Agência Brasil e R7 também noticiaram a possibilidade de temporais no Sul.

  • Em tempo: Em Minas Gerais, o número de cidades em estado de anormalidade [emergência ou calamidade pública] chegou a 100, mostra um boletim da Defesa Civil estadual divulgado na 2ª feira (20/1). Desde o início do período chuvoso, no fim de setembro do ano passado, 26 pessoas morreram no estado devido aos temporais, informam g1, Estado de Minas, CBN e CNN. Minas ainda registra 417 pessoas desabrigadas, precisando abrigo público, e 3.535 desalojadas, que desocuparam seus domicílios e se deslocaram para a casa de parentes ou amigos.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Entenda as mudanças climáticas

Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
5 Aulas — 4h Total
Iniciar