
Um sistema gigante de tempestades que atravessou os Estados Unidos na semana passada açoitou a Califórnia com um rio atmosférico, alimentou incêndios florestais em Oklahoma e gerou tornados do Missouri ao Alabama. Até ontem (17/3), pelo menos 42 pessoas haviam morrido em decorrência dos eventos climáticos extremos, sem falar no rastro de destruição.
Vários estados acordaram na segunda-feira com danos causados por tempestades de poeira, incêndios florestais, chuva e tornados, após quase 1.500 relatos de tempestades em todo o país de sexta a domingo, relata a NBC. Três mortes foram relatadas no Alabama, três no Arkansas, 12 no Missouri, quatro em Oklahoma, oito no Kansas, seis no Mississippi, duas na Carolina do Norte e quatro no Texas.
Ventos fortes no Texas e no Kansas provocaram tempestades de poeira que causaram colisões de veículos e uma dúzia de mortes. O clima extremo, cobrindo uma área do país que abriga mais de 100 milhões de pessoas, provocou quase 150 incêndios florestais mortais em Oklahoma, segundo a BBC. O governador do estado, Kevin Stitt, do Partido Republicano – o mesmo do presidente Donald Trump, que vem desmantelando políticas de combate às mudanças climáticas –, perdeu uma casa de fazenda em um incêndio.
Grandes extensões de comunidades no Centro-Oeste e no Sul dos EUA foram reduzidas a escombros. Uma parte do Texas parecia Marte devido à destruição, segundo o New York Times. E uma pequena cidade no Mississippi foi atingida por um tornado duas vezes.
Quase 100 tornados foram relatados na sexta e no sábado pelo Storm Prediction Center. Casas foram arrasadas, com enormes campos de entulho em seu rastro. Mas ainda será necessário algum tempo para se levantar a extensão total dos danos.
Tornados geralmente ocorrem no sul dos EUA nesta época do ano, mas tornados de longa duração, que são mais raros, foram previstos na semana passada, e, no domingo, meteorologistas estavam avaliando a série recente deles. Emily Thornton, meteorologista do Storm Prediction Center, chamou isso de “um evento severo de alto nível”.
Em termos de número de tornados, o que ocorreu no fim de semana não foi um caso isolado. O surto mais recente no país foi em 31 de março e 1º de abril de 2023, quando 146 tornados causaram 26 mortes, de acordo com William Bunting, vice-diretor do Storm Prediction Center.
CBS, Guardian, ABC, USA Today e Reuters também noticiaram as mortes e os estragos pelos eventos climáticos extremos nos EUA no fim de semana.



