BRICS abre novas perspectivas para negociações climáticas da COP30

Para André Corrêa do Lago, a declaração do BRICS sobre financiamento climático está “totalmente alinhada” à agenda brasileira para as negociações em Belém.
8 de julho de 2025
brics abre novas perspectivas para negociações climáticas da cop30
Joédson Alves/Agência Brasil

Apesar de se omitir na questão do abandono dos combustíveis fósseis, a cúpula do BRICS encerrada na última 2ª feira (7/7) no Rio de Janeiro mostrou que o grupo de economias emergentes pode desempenhar um papel importante nas negociações climáticas da COP30 em novembro, especialmente em temas como financiamento e proteção de florestas.

A agência eixos destacou a avaliação do embaixador André Corrêa do Lago, presidente-designado da COP30, a respeito da Declaração-Marco sobre Finanças Climáticas do BRICS. Segundo o diplomata, o texto mostra um alinhamento dos países do bloco com a agenda brasileira para a cúpula climática de Belém.

“[A declaração do BRICS] é uma continuidade do que tinha sido feito no G20. É uma declaração superconstrutiva e que mostra o quanto os países do BRICS estão comprometidos em encontrar soluções para o financiamento necessário da transição”, disse Corrêa do Lago.

Ao Valor, Natalie Unterstell (Instituto Talanoa) ressaltou o ineditismo da declaração específica sobre financiamento climático, a primeira do tipo emitida pelo BRICS. “[O documento] articula posições práticas sobre concessionalidade, riscos cambiais, finanças de transição, taxonomias, fundos climáticos verticais e cooperação Sul-Sul. A declaração antecipa e estrutura o que pode vir a ser a principal batalha política da COP30: quem paga, quanto e como”, afirmou.

Já na CNN Brasil, Pedro Côrtes (Universidade de São Paulo) abordou como a declaração aponta para “uma tentativa concreta de fortalecer a posição dos países em desenvolvimento nas negociações globais sobre o clima, com foco na responsabilização histórica dos países ricos pelas emissões acumuladas”, lembrando que essas pautas estarão presentes nas discussões da COP30.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar