Estiagem se espalha pela Inglaterra com ano mais seco desde 1976 e calor recorde em junho

Três ondas de calor, combinadas à falta de chuva, colocam grandes áreas do país em direção ao estado de seca, com danos ao meio ambiente.
15 de julho de 2025
estiagem se espalha pela inglaterra com ano mais seco desde 1976 e calor recorde em junho
Rawpixel

Mais partes do Reino Unido entraram em estado de seca, depois que a Inglaterra teve seu início de ano com as menores precipitações desde 1976 e as ondas de calor aumentaram a demanda por água. As regiões de West e East Midlands juntaram-se a Yorkshire e ao noroeste da Inglaterra na decretação de estiagem, informou a Agência Ambiental britânica na 3ª feira (15/7). Duas ondas de calor contribuíram para que o mês passado fosse o junho mais quente já registrado no país.

As secas no Reino Unido são causadas por padrões climáticos naturais, mas as mudanças do clima vêm aumentando a frequência e a intensidade dos eventos extremos no país, ameaçando a produção agrícola e a saúde de pessoas vulneráveis, destaca a Bloomberg. Decretar seca sinaliza que as concessionárias de água podem impor restrições a seu uso, o que pode incluir a proibição do uso de mangueiras, explica a BBC.

É o caso da Thames Water, que anunciou na 2ª feira (14/7) a proibição do uso de mangueiras em residências em Gloucestershire, Oxfordshire, Berkshire e Wiltshire, informa a Reuters. Outras duas empresas, Yorkshire Water e South East Water, já haviam implementado proibições de uso, relata o Guardian.

As empresas de água mantêm discussões preliminares com a Agência de Meio Ambiente (EA) sobre licenças para secas. As autorizações permitem, em circunstâncias excepcionais, extrair mais água de cursos d’água do que seria comumente permitido. No entanto, a EA evita ao máximo conceder essas licenças, pelos danos graves que o aumento da extração de água pode causar aos rios e outros ambientes aquáticos, sobretudo quando o fluxo já está baixo.

Além das mudanças climáticas, especialistas acusam a falta de planejamento e de fiscalização por parte do governo britânico. Nenhum grande reservatório foi concluído na Inglaterra desde 1992, logo após o setor de água do país ter sido privatizado. E cerca de 3 bilhões de litros vazam por dia de canos defeituosos das concessionárias de água.

O Guardian revelou que os reservatórios da Inglaterra estão em seus níveis mais baixos em uma década. O nível de armazenamento de água está em 75,6%. É um percentual menor do que o registrado em 2022, quando o país viveu uma seca severa e a capacidade estava em 77% no mesmo momento do verão.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar