Incêndios florestais no Canadá pioram qualidade do ar nos Estados Unidos

Alertas de qualidade do ar estão em vigor no Canadá e no norte dos EUA; autoridades alertam moradores para "limitar o tempo ao ar livre".
16 de julho de 2025
incêndios florestais canadá
Getty via BBC.com

A fumaça de centenas de incêndios florestais no oeste do Canadá se espalhou para o leste do país. A movimentação elevou a poluição do ar a níveis perigosos em grandes cidades canadenses como Toronto e Montreal, bem como em partes do alto Centro-Oeste dos Estados Unidos.

Alertas de qualidade do ar também foram emitidos para Quebec e Saskatoon, a maior cidade da província ocidental de Saskatchewan, informa o New York Times. A fumaça também se espalhou para a região dos Grandes Lagos estadunidenses, piorando a qualidade do ar em partes de Minnesota, Wisconsin, Illinois e Michigan, Nova York, Pensilvânia e Maine.

Enquanto isso, um grupo de parlamentares republicanos reclamou que a fumaça do Canadá está arruinando o verão dos pobres estadunidenses. Isso poucos dias após votarem no “grande e bonito” projeto de lei de gastos do presidente Donald Trump que, entre outros pontos, reduz o apoio à energia renovável e incentiva os combustíveis fósseis, destaca o Guardian. Mais lenha na fogueira climática e nos incêndios florestais impossível.

As discussões entre EUA e o Canadá estão atiçando as chamas da controvérsia em torno da fumaça dos incêndios florestais e a melhor forma de combatê-la. Mas o debate ignora o número crescente de pesquisas mostrando os impactos em cascata dessa fumaça na saúde, desde declínio cognitivo até problemas cardíacos, destaca o Inside Climate News.

BBC e CBC também repercutiram os incêndios florestais no Canadá.Em tempo: Ondas de calor e clima seco constante fizeram com que o Corpo de Bombeiros de Londres combatesse mais incêndios florestais neste verão no Hemisfério Norte – que ainda não completou um mês – do que em todo o ano de 2024, informa o Independent. Já na Espanha, a Bloomberg destaca que o calor extremo foi 10 vezes mais mortal nos últimos dois meses do que em igual período do ano passado, com cerca de 1.180 pessoas morrendo devido a ondas de calor de meados de maio a meados de julho, em comparação com 114 pessoas em 2024, de acordo com o Ministério da Saúde da Espanha.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Entenda as mudanças climáticas

Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
5 Aulas — 4h Total
Iniciar