Tempestades no Paquistão matam quase 250 pessoas em menos de um mês

As monções começaram no fim de junho com chuvas mais fortes do que as históricas e vêm provocando problemas sucessivos no país.
23 de julho de 2025
tempestades no paquistão matam quase 250 pessoas em menos de um mês
Reprodução/Al Jazeera

Até ontem (23/7) 245 pessoas haviam morrido e 602 feridas devido a incidentes relacionados às tempestades que atingem o Paquistão desde 26 de junho. Entre os mortos já confirmados há 118 crianças, segundo o Daily Pakistan. No mais recente incidente por causa das chuvas, três pessoas perderam a vida e duas ficaram feridas em Khyber Pakhtunkhwa, e duas ficaram feridas em Islamabad, capital do país.

Enchentes repentinas provocadas por temporais arrastaram vários veículos que transportavam turistas no norte paquistânes, matando pelo menos três pessoas e deixando outras 15 desaparecidas, informam AP, France24 e DW. Pelo menos 10 veículos foram soterrados por deslizamentos de terra.

Os deslizamentos também deixaram cerca de 250 turistas isolados, relata a Al Jazeera. Autoridades paquistanesas disseram que os turistas resgatados foram transferidos para a cidade de Chilas, onde receberam abrigo em hotéis e pensões. Mas ainda havia cerca de 20 desaparecidos.

A temporada de monções chegou ao Paquistão no final de junho com chuvas mais fortes do que o normal. As monções, que vão até setembro, são vitais no sul da Ásia porque fornecem entre 70% e 80% das chuvas anuais, mas também costumam provocar inundações devastadoras, lembra a Folha.

Os temporais contínuos já destruíram mais de 850 casas e mataram 208 animais de criação no país. As principais causas de mortes de pessoas incluem desabamentos de casas, afogamentos, deslizamentos de terra e inundações repentinas.

A tragédia climática atinge um país que ainda tenta se recuperar das enchentes históricas de 2022. Na época, as chuvas extremas e suas consequências mataram quase 1.700 pessoas e desabrigaram mais de 30 milhões de pessoas em todo o Paquistão.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar