IBAMA e Petrobras preparam encontro para definir última etapa de licenciamento na Foz do Amazonas

Reunião discutirá o planejamento e a execução do simulado de vazamento de petróleo e atendimento à fauna atingida.
24 de julho de 2025
ibama e petrobras preparam encontro para definir última etapa de licenciamento na foz do amazonas
Cézar Fernandes/Agência Petrobras

Está a caminho mais uma etapa do licenciamento para a exploração de petróleo no bloco FZA-M-59, na bacia da Foz do Amazonas – em tese, a última antes da decisão final do IBAMA. O órgão propôs à Petrobras uma reunião em 12 de agosto sobre a Avaliação Pré-Operacional (APO). A APO é um simulado de vazamento de petróleo para verificar se o plano de ação da petroleira é suficiente, tanto para conter um possível vazamento como no socorro à fauna atingida. A notícia é do Valor.

Segundo o IBAMA, o objetivo da reunião será apresentar pontos que serão analisados pelo órgão na APO, tirar dúvidas sobre a logística e a documentação e discutir a janela de execução da atividade. “De forma a contribuir com o planejamento em execução pelo IBAMA, a Petrobras deve apresentar uma ou mais propostas de cenário para execução”, disse o órgão em ofício registrado na 4ª feira (23/7) no processo de licenciamento do bloco 59.

A Petrobras vem pressionando o IBAMA para realizar a APO o quanto antes. Chegou a sugerir que o simulado de vazamento ocorresse em 14 de julho, já que a plataforma que designou para o exercício (e também para perfurar o poço no bloco 59, se a licença for concedida) já estava perto da área desde o fim de junho.

No entanto, o órgão ambiental frisou que não havia prazo para a APO. E somente agora se manifestou sobre a realização do simulado. Mesmo assim, ao propor a reunião para meados do próximo mês, o IBAMA sinaliza que a APO pode acabar ficando para setembro. Cada vez mais perto da COP30 portanto.

Vale lembrar que o presidente do órgão ambiental, Rodrigo Agostinho, autorizou a Petrobras a fazer a avaliação mesmo com recomendação contrária de técnicos do IBAMA. Na verdade, a análise técnica recomendou negar a licença para a petroleira. Pela terceira vez.

  • Em tempo: O leilão de volumes de petróleo em áreas não contratadas do pré-sal, que o governo promoverá para aumentar sua arrecadação neste ano, está previsto para 26 de novembro. A Pré-sal Petróleo SA (PPSA), responsável pelo certame, prevê lançar o pré-edital no início de agosto, o que é necessário para que o dinheiro entre no orçamento federal ainda em 2025. A expectativa do governo é arrecadar pelo menos R$15 bilhões com o leilão das participações da União. A eixos deu mais detalhes.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar