Clima extremo: chuvas deixam 30 mortos em Pequim

Autoridades chinesas retiraram 80 mil moradores das áreas afetadas; Pequim recebeu o equivalente a um ano de precipitação nos últimos dias.
29 de julho de 2025
clima extremo china chuvas
AlJazeera

Ao menos 30 pessoas morreram e 80 mil precisaram ser realocadas devido às fortes chuvas que se abateram sobre Pequim, na China. Segundo a Bloomberg, partes da capital chinesa chegaram a receber quase o equivalente a um ano de precipitação nos últimos dias. As autoridades ordenaram aos moradores na noite de 2ª feira (27/7) que permanecessem em casa e suspenderam obras e turismo até que a situação seja normalizada, destacaram Associated Press e Reuters.

O governo chines destinou 350 milhões de yuans (cerca de R$272 milhões) para assistência a nove regiões atingidas pelas fortes chuvas, informou a AFP. Outros 200 milhões de yuans (R$ 155 milhões) foram reservados para a capital. 

A agência meteorológica da China prevê mais chuvas fortes nos próximos três dias em algumas partes do país. As chuvas também se abateram sobre Hong Kong, no sudeste do país, resultando no “fechamento” da cidade sob alerta meteorológico. A chuva torrencial ocorre enquanto a região ainda se recupera do tufão Wipha que passou ao sul da cidade em 20 de julho. A Bloomberg deu mais detalhes.

Já o Guardian relembrou que a crise climática – causada pelas ações humanas, em especial a queima de combustíveis fósseis – está potencializando os eventos extremos em todo o mundo, gerando desastres mais frequentes, mortais e, principalmente, evitáveis. “Pelo menos uma dúzia dos eventos mais graves da última década teriam sido praticamente impossíveis sem o aquecimento global causado pelo homem”, frisou o jornal.

As fortes chuvas na China também foram destaque na Al-Jazeera, NY Times, Financial Times e CNN.

  • Em Tempo: As altas temperaturas do verão europeu têm contribuído para a proliferação de centenas de incêndios florestais em diversas regiões da Europa. Na Turquia, Grécia e Albânia, queimadas se alastraram por mais de seis dias e forçaram a evacuação de uma dúzia de vilarejos, segundo a Reuters e Independent. Somente na Turquia, dez bombeiros morreram na semana passada combatendo um incêndio. Em Portugal, três grandes incêndios florestais colocaram a maior parte do país em alerta vermelho após semanas de calor intenso, informou a Reuters. Perto da fronteira com a Espanha, moradores foram orientados a ficarem em casa em diversas ocasiões por conta da fumaça espessa. A Espanha enviou vários aviões com bombas de água para ajudar a controlar as chamas na área.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Entenda as mudanças climáticas

Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
5 Aulas — 4h Total
Iniciar