
O governo da Escócia licenciou a construção do maior parque eólico offshore do mundo, que ficará a 36 quilômetros da costa leste do Mar do Norte. O parque eólico de 4,1 gigawatts (GW) de Berwick Bank poderá gerar 11,2 TWh por ano, o suficiente para suprir todas as casas na Escócia duas vezes e cerca de 17% das casas no Reino Unido.
O empreendimento contará com até 307 turbinas e terá dois pontos de conexão com a rede de transmissão. Berwick Bank está em desenvolvimento há cerca de uma década e é crucial para o Reino Unido atingir a meta de descarbonização completa da rede elétrica até 2030, informa a Bloomberg.
Para a vice-primeira-ministra, Kate Forbes, a decisão reflete os esforços do país para enfrentar a crise climática e apoiar a segurança energética nacional, destacam Independent e BBC.
Ambientalistas escoceses são contra o projeto por conta do impacto das turbinas sobre aves marinhas, mas o governo responde com um plano detalhado de compensação de aves marítimas a ser produzido pela empresa SSE PLC, detalhando a abordagem de impactos adversos. Este plano deverá ser aprovado por ministros escoceses para continuação do projeto.
O projeto Berwick Bank também foi notícia no Financial Times e Scotsman.Em tempo: O governo Trump está retirando cerca de 1,41 milhão de hectares no oceano destinados à energia eólica offshore, de acordo com Associated Press e Bloomberg. A medida faz parte do processo de desmantelamento das políticas climáticas nos EUA, que passa também pelo fim dos incentivos à geração de energia renovável em favor de novos projetos da indústria de combustíveis fósseis. Nesta semana, Trump repetiu seu rosário de fake news e distorções contra a geração eólica offshore e se comprometeu a proibir novos projetos com essa tecnologia nos EUA.



