Seca intensa deixa população de Teerã à beira de colapso hídrico

População é incentivada a racionar água; temperaturas chegam a 50oC e comprometem serviços e energia elétrica.
31 de julho de 2025
seca intensa deixa população de teerã à beira de colapso hídrico
Hansueli Krapf

O Irã tem enfrentado uma das piores secas já registradas. Das 31 províncias iranianas, apenas uma não está passando por estresse hídrico, afirmou na última 2ª feira (28/7) o ministro de energia do país. Após uma seca de cinco anos e má gestão hídrica, a capital Teerã corre o risco de ficar sem água em poucas semanas, segundo a Bloomberg.

O volume de água nas represas que abastecem a região de Teerã – uma das áreas mais populosas do Oriente Médio, com quase 14,5 milhões de pessoas – é cerca de metade do que era no ano passado. A Companhia de Água e Esgoto da Província de Teerã anunciou a redução da pressão da água, de forma que esta não consegue fluir acima do segundo andar dos edifícios.

As temperaturas do verão estão tão altas que o país chegou a registrar 65oC no mês passado. A situação se agravou nos últimos dias, motivando o governo a fechar todos os escritórios e serviços públicos em Teerã e em dezenas de cidades no país, criando um final de semana de três dias na tentativa de reduzir o consumo de água e eletricidade.

O calor escaldante fez o governo iraniano decretar um feriado de emergência no último dia 23 para proteger os cidadãos e não sobrecarregar a rede elétrica. Esta não é a primeira vez que o país declara feriado por conta das altas temperaturas, informou a NBC News.

“A crise hídrica é mais séria do que o que está sendo discutido hoje e, se não tomarmos decisões urgentes, enfrentaremos uma situação no futuro que não pode ser curada”, afirmou o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, citado pelo NY Times.Financial Times, CNN e AFP também abordaram a seca intensa no Irã.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar