Servidores do IBAMA e policiais são atacados por garimpeiros na Terra Sararé

Confronto resultou na morte de um garimpeiro; TI Sararé está entre as mais afetadas pelo garimpo ilegal no Brasil.
3 de agosto de 2025
servidores do ibama e policiais são atacados por garimpeiros na terra sararé
Fiscalização/Ibama

Servidores do IBAMA e policiais foram atacados durante operação de fiscalização na Terra Indígena (TI) Sararé na última 6ª feira (1º/8) no Mato Grosso. O confronto aconteceu quando agentes abordaram veículos utilizados no garimpo ilegal em uma estrada dentro da TI, informa o IBAMA.

Durante a ação, uma caminhonete do garimpo ilegal avançou contra os servidores, que reagiram à investida. Um dos garimpeiros foi atingido. Os primeiros socorros foram prestados à vítima, que foi posteriormente levada por helicóptero até o município de Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, comentam O Globo, Folha e g1. O homem, que não portava documentos de identificação, tinha cerca de 50 anos e faleceu no hospital.

Segundo a Carta Capital, a TI Sararé, habitada por grupos indígenas da etnia Nambiquara, possui uma área de 67 mil hectares e é uma das mais afetadas pelo garimpo ilegal no país. Estima-se que 2 mil hectares tenham sido destruídos pela exploração ilegal de ouro, agenciada por organizações criminosas na região.

Dez escavadeiras foram destruídas no primeiro dia da operação, que não tem data para ser encerrada. Desde 2023, o IBAMA vem intensificando as ações de repressão à atividade ilegal. No total, mais de 300 escavadeiras já foram apreendidas e destruídas, além de motores e outros equipamentos.

  • Em tempo: A 1ª etapa da operação de Desintrusão da Terra Indígena Kayapó (OD-TIKAY), no Pará, encerra-se com resultados expressivos no combate ao garimpo ilegal. Desde o início das ações, em maio deste ano, foram identificados e inutilizados 1.384 alvos, o dobro da meta inicial (650). As ações causaram prejuízo estimado de R$ 97,3 milhões às atividades criminosas, com a destruição de estruturas e apreensão de combustível, equipamentos e ouro.

    Ações atendem determinação do STF, que exige a retirada de invasores de Terras Indígenas, considerando sua permanência nestas áreas como grave ameaça à vida, à saúde e à integridade dos territórios.

    g1 e Agência Brasil detalham a operação.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar