Brasil quer discutir tarifa sobre os países ricos na COP30

Segundo Lula, os países desenvolvidos têm responsabilidade central para viabilizar a meta financeira global de US$1,3 bilhão anuais até 2035.
14 de agosto de 2025
brasil tarifa países ricos cop30
Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente Lula afirmou que pretende propor na COP30 a criação de uma tarifa para os países desenvolvidos financiarem ações climáticas nas nações em desenvolvimento. Essa arrecadação ajudaria o mundo a viabilizar a nova meta global de financiamento climático de US$1,3 trilhão anuais até 2035, como definido na COP29 em Baku (Azerbaijão), no ano passado.

“Nós queremos, na verdade, que haja Justiça Ambiental. E a COP, no Brasil, será transformada na COP da verdade”, disse Lula durante entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo na Bandnews na última 3a feira (12/8). Lula também quer ouvir os demais líderes sobre o alinhamento de seus compromissos climáticos com os alertas da ciência.

Lula reafirmou o convite a Trump para a COP30: “Não sei se ele já respondeu, mas espero que ele responda. (…) Espero que algum dia eu possa encontrar com o presidente Trump e conversar como dois seres humanos civilizados, como deve ser a relação entre dois chefes de Estado”.

O convite é uma tentativa de contornar a crise política e comercial gerada pela guerra tarifária imposta ao Brasil pelos EUA de Trump. Desde a semana passada, vários produtos brasileiros estão sobretaxados em 50%, prejudicando as vendas no mercado norte-americano. As taxas foram provocadas por um esforço covarde do entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Trump, para livrá-lo da acusação de envolvimento na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023, em julgamento no STF.

O convite dificilmente será aceito por Trump, que tem forçado seu negacionismo sobre a máquina governamental norte-americana desde sua volta ao poder. Os EUA abandonaram novamente o Acordo de Paris e não participaram das rodadas recentes de negociações climáticas da ONU. No mês passado, o Departamento de Estado extinguiu o escritório interno que lidava com essa agenda, deixando-a “órfã” dentro da diplomacia norte-americana, o que abre a possibilidade de nenhum representante do país participar das conversas de novembro em Belém.

Agência Brasil, Folha, InfoMoney, O Globo e Poder360, entre outros, repercutiram a entrevista de Lula.

  • Em tempo: O Fórum Nacional de Governadores realizou um encontro nesta 4a feira (13) em Belém, no Parque da Cidade, onde ocorrerá a COP30. O grupo de governadores discutiu uma agenda comum para o evento. A reunião contou com a participação do embaixador André Corrêa do Lago, presidente-designado da COP30. CNN Brasil, Correio Braziliense e g1 deram mais detalhes.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar