
Uma enchente relâmpago atingiu a vila de Chositi, na Caxemira indiana, deixando pelo menos 56 mortos, 167 feridos e mais de 220 pessoas desaparecidas. Este é o segundo evento extremo na região do Himalaia em duas semanas, observa o Guardian.
As fortes chuvas provocaram inundações e deslizamentos de terra numa rota de peregrinação hindu. A trilha Machail Yatra é uma rota popular até o santuário Machail Mata, que homenageia a deusa Durga. De acordo com autoridades locais, pelo menos 50 pessoas gravemente feridas foram resgatadas de um riacho cheio de lama e detritos, relatam Associated Press e Aljazeera.
Equipes de resgate foram acionadas e operações de busca de desaparecidos continuam. As equipes contam com autoridades civis, policiais, militares e agentes das forças nacional e estadual de resposta a desastres.
O primeiro-ministro da região, Omar Abdullah, descreveu a situação como trágica e anunciou o cancelamento de algumas atividades culturais do Dia da Independência da Índia, comemorado hoje, relata a BBC.
O serviço meteorológico local prevê mais chuvas fortes e possíveis novas inundações nos próximos dias. A agência pediu a moradores que fiquem longe de estruturas soltas, postes de energia e árvores, por conta da possibilidade de deslizamento de terra.
Reuters e Independent estão atualizando sobre o caso.
Em Tempo: Hong Kong voltou a ser atingida por novas chuvas torrenciais e inundações severas nessa 5ª feira (14/08) com a passagem da tempestade tropical Podul pela região. Autoridades emitiram o alerta máximo de tempestade pela quinta vez no mês e autoridades cancelaram aulas e voos. O observatório de Hong Kong introduziu os termos "tempestade severa" e "tempestade excepcionalmente severa” no ano passado, informaram South China Morning Post e Bloomberg. Segundo o órgão, eventos climáticos extremos se tornarão mais fortes e frequentes com o aquecimento global.



