
O ataque de Trump à indústria de veículos elétricos (VEs) e a guerra tarifária capitaneada pelo “agente laranja” não travaram a trajetória ascendente dos VEs. É o que mostra um levantamento da Rho Motion, especializada em pesquisa da cadeia de suprimentos destes veículos.
Segundo dados da Rho Motion, o mercado global de VEs cresceu 27% entre janeiro e julho de 2025, na comparação com igual período de 2024. Foram 10,7 milhões de veículos elétricos e híbridos plug-in comercializados em todo o mundo nos sete primeiros meses deste ano, informam Poder 360, Inside EVs, Reuters, edie, Clean Technica e Irish Times.
A China segue como maior mercado de eletrificados plug-in (VEs), com 6,5 milhões de unidades vendidas no acumulado de 2025, alta de 29% sobre o ano anterior. Apesar da queda de 13% nas vendas de julho em relação a junho, a penetração de VEs permaneceu acima de 50% pelo terceiro mês consecutivo.
Gerente de dados da Rho Motion, Charles Lester disse que a desaceleração na China ocorreu por conta da interrupção temporária de subsídios do governo para aquisição de VEs e híbridos plug-in em 2025. A BYD, por exemplo, a maior fabricante de elétricos do mundo, registrou sua 3ª queda mensal nas vendas no mês passado.
O freio na China, porém, é temporário. Espera-se que as vendas voltem a crescer fortemente a partir deste mês, à medida que novos fundos se tornam disponíveis para os programas de subsídios, acrescentou Lester.
Outra boa notícia para este mercado veio da Europa, onde o crescimento foi de 30% nos primeiros sete meses do ano. Alemanha e Reino Unido lideraram, com alta de 43% e 32%, respectivamente, enquanto na França o desempenho foi mais tímido, mesmo com aumento de 9% em julho. A Itália desponta como mercado emergente, com crescimento estimado em 40% até julho, impulsionado por subsídios recém-aprovados.
Já na América do Norte (EUA, Canadá e México), as vendas de VEs aumentaram apenas 2%. Um aumento de curto prazo é esperado neste trimestre, antes do corte de créditos fiscais a veículos elétricos promovido por Trump.
Se os VEs “travam” no norte do continente americano, no Brasil sua expansão continua acelerada. O país superou a marca de 500 mil veículos elétricos e híbridos em julho. No mês passado houve recorde de vendas de veículos 100% elétricos, assim como de ônibus movidos a eletricidade.
Análise da consultoria Energy and Climate Intelligence Unit (ECIU) indica que algumas montadoras tradicionais estão conseguindo recuperar o tempo perdido na corrida pela mobilidade elétrica. “Os fabricantes tradicionais estão se mostrando mais do que capazes de fazer a transição para a construção dos carros elétricos do futuro, com os fabricantes europeus dominando”, concluiu a ECIU.



