Apesar da guerra tarifária, vendas globais de veículos elétricos crescem 27% em 2025

Montadoras tradicionais mostram potencial para transição bem-sucedida para mobilidade elétrica, mesmo com a agenda antieletrificação dos EUA.
18 de agosto de 2025
veículos elétricos
Andrew Roberts / Unsplash

O ataque de Trump à indústria de veículos elétricos (VEs) e a guerra tarifária capitaneada pelo “agente laranja” não travaram a trajetória ascendente dos VEs. É o que mostra um levantamento da Rho Motion, especializada em pesquisa da cadeia de suprimentos destes veículos.

Segundo dados da Rho Motion, o mercado global de VEs cresceu 27% entre janeiro e julho de 2025, na comparação com igual período de 2024. Foram 10,7 milhões de veículos elétricos e híbridos plug-in comercializados em todo o mundo nos sete primeiros meses deste ano, informam Poder 360, Inside EVs, Reuters, edie, Clean Technica e Irish Times.

A China segue como maior mercado de eletrificados plug-in (VEs), com 6,5 milhões de unidades vendidas no acumulado de 2025, alta de 29% sobre o ano anterior. Apesar da queda de 13% nas vendas de julho em relação a junho, a penetração de VEs permaneceu acima de 50% pelo terceiro mês consecutivo.

Gerente de dados da Rho Motion, Charles Lester disse que a desaceleração na China ocorreu por conta da interrupção temporária de subsídios do governo para aquisição de VEs e híbridos plug-in em 2025. A BYD, por exemplo, a maior fabricante de elétricos do mundo, registrou sua 3ª queda mensal nas vendas no mês passado.

O freio na China, porém, é temporário. Espera-se que as vendas voltem a crescer fortemente a partir deste mês, à medida que novos fundos se tornam disponíveis para os programas de subsídios, acrescentou Lester.

Outra boa notícia para este mercado veio da Europa, onde o crescimento foi de 30% nos primeiros sete meses do ano. Alemanha e Reino Unido lideraram, com alta de 43% e 32%, respectivamente, enquanto na França o desempenho foi mais tímido, mesmo com aumento de 9% em julho. A Itália desponta como mercado emergente, com crescimento estimado em 40% até julho, impulsionado por subsídios recém-aprovados.

Já na América do Norte (EUA, Canadá e México), as vendas de VEs aumentaram apenas 2%. Um aumento de curto prazo é esperado neste trimestre, antes do corte de créditos fiscais a veículos elétricos promovido por Trump.

Se os VEs “travam” no norte do continente americano, no Brasil sua expansão continua acelerada. O país superou a marca de 500 mil veículos elétricos e híbridos em julho. No mês passado houve recorde de vendas de veículos 100% elétricos, assim como de ônibus movidos a eletricidade.

Análise da consultoria Energy and Climate Intelligence Unit (ECIU) indica que algumas montadoras tradicionais estão conseguindo recuperar o tempo perdido na corrida pela mobilidade elétrica. “Os fabricantes tradicionais estão se mostrando mais do que capazes de fazer a transição para a construção dos carros elétricos do futuro, com os fabricantes europeus dominando”, concluiu a ECIU.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar