Temporais no Paquistão matam mais de 300, com centenas de desaparecidos

Autoridades correm contra o tempo na busca de sobreviventes, enquanto chuvas devem se intensificar.
18 de agosto de 2025
temporais paquistão
StraitsTime.com by Reuters

Autoridades paquistanesas continuam o trabalho de busca e resgate depois de uma enxurrada atingir o noroeste do país na 6ª feira (15/8). Mais de 300 pessoas morreram e 200 estão desaparecidas, a maioria na província de Khyber Pakhtunkhwa. As chuvas fortes devem seguir ao longo da semana.

O distrito de Buner foi o mais atingido. Lá, 12 vilarejos foram completamente destruídos e 219 corpos foram encontrados. A três horas da capital Islamabad, a região recebeu em uma hora mais de 150 milímetros de chuva, contam Deutsche Welle e Le Monde.

Voluntários trabalham com maquinário pesado para retirar pedras que soterram casas, carros e corpos em Buner. Nos principais mercados e ruas, lojas foram soterradas por até 1,5m de lama. A BBC destacou a intensidade da enchente: a água chegou a atingir até o terceiro andar de prédios e algumas lojas chegaram a desabar.

À Reuters, um sobrevivente relatou o medo da volta à casa depois de novos alertas de chuvas fortes.

Autoridades locais têm se concentrado em limpar estradas e pontes para levar ajuda às pessoas afetadas. Kits com alimentos, medicamentos, cobertores estão sendo distribuídos em acampamentos.

No domingo, a Agência Nacional de Desastres (NDMA) alertou para chuvas fortes e mais estragos entre 21 de agosto e 10 de setembro. Chuvas acima do normal também são previstas para o sul do Paquistão.

Deslizamentos e inundações repentinas são eventos comuns na estação das monções, porém, a NDMA alerta para o aumento de 50% a 60% da intensidade das monções no Paquistão este ano. O país é um dos mais vulneráveis às mudanças climáticas, lembram Bloomberg e Aljazeera.

The Straits Times, Vatican News, The Economic Times, ABC News, The Indian Express, Independent e Wion também falaram sobre o assunto.

  • Em tempo: A região da Caxemira, na Índia, também sofre situação similar à do Paquistão. Enchentes repentinas deixaram pelo menos 60 mortos, 100 feridos e 200 desaparecidos. Pessoas caíram no rio Chenab, outras ficaram soterradas pelos escombros, detalha a Reuters. Mumbai também sofreu com as fortes chuvas. Capital financeira da Índia, a cidade precisou interromper voos e fechar escolas, enquanto estradas foram inundadas. Algumas regiões registraram mais de 140 mm na manhã da 2ª feira (18/08), também informou a Reuters. As chuvas intensas devem continuar nesta 3ª feira e moradores estão sendo alertados para ficarem em casa.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Entenda as mudanças climáticas

Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
5 Aulas — 4h Total
Iniciar