Pesquisadores propõem criação de mosaico de Áreas Protegidas na Foz do Amazonas

Institutos de pesquisa, secretarias de meio ambiente e pescadores do Amapá, Pará e Maranhão também propõem instituto para produção científica.
20 de agosto de 2025
pesquisadores foz do amazonas
Museu Goeldi / IEA USP

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) propuseram na 4ª feira (20/8) a criação de um mosaico de Áreas Protegidas na foz do rio Amazonas, para tentar remediar os riscos da exploração de combustíveis fósseis na região. O mosaico seria composto por Unidades de Proteção Integral e de uso sustentável, mas não impediriam atividades petrolíferas, informam ((o))eco e O Globo.

A proposta feita no documento “Cenários Estratégicos para a Ampliação do Conhecimento Científico e Proteção da Biodiversidade da Foz do Rio Amazonas” lista 20 ações necessárias para proteger a região sob o iminente avanço da exploração de petróleo e gás fóssil. Além do mosaico de Unidades de Conservação, a proposta propõe a criação do Instituto Nacional da Foz do Rio Amazonas (INFA), para produção científica nos moldes do INPE.

A proposta é fruto de uma mobilização inédita de pesquisadores, lideranças tradicionais, gestores públicos e representantes da sociedade civil, incluindo pescadores dos estados do Amapá, Maranhão, Pará e São Paulo. Todos reunidos no “Grupo de Trabalho da Foz do Amazonas”.

Ao longo de um ano, o GT se reuniu para formular propostas que pudessem unir conservação ambiental, desenvolvimento sustentável e inclusão social em resposta à necessidade de intensificar os cuidados com a Foz do Amazonas diante da possibilidade de exploração de petróleo no local.

“A região já precisa de maior proteção, mas com petróleo vai precisar de mais. Então é fundamental termos uma estratégia de criar Áreas Protegidas, de uso sustentável e ou de proteção integral, para que você tenha uma qualificação da proteção da região”, explicou Alexander Turra, professor titular do Instituto Oceanográfico da USP e um dos organizadores do GT da Foz do Amazonas.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar