Contra risco de desabastecimento hídrico, governo de SP autoriza redução da pressão da água

Medida deve atingir cerca de 20 milhões de pessoas e será mantida até a volta das chuvas, no início da primavera.
27 de agosto de 2025
desabastecimento hídrico governo sp redução pressão da água
Maarten Van Damme/Flickr (mavandam)

Com os mananciais que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo operando com 38% da capacidade, o Governo de São Paulo, por meio da Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo (ARSESP), autorizou a Sabesp a reduzir a pressão do fornecimento de água durante a madrugada. A medida deve passar a valer a partir de hoje (27/8) e se manterá até a volta do período chuvoso, no início da primavera.

Como lembra a Folha, a trajetória de queda no volume armazenado vem desde 2023 e o volume atual está acima apenas da crise hídrica de 2014/2015 – no qual os reservatórios chegaram a medir 12,7% e 9,6%, respectivamente. A Sabesp informou a’O Globo que não há riscos de se repetir o mesmo cenário, pois a estrutura que interliga os sete mananciais da região foi aprimorada após a crise.

Diante do cenário de estiagem, a redução da pressão da água será colocada em prática durante a madrugada, em um período de oito horas, com intervalos ainda a serem definidos pela companhia. A Sabesp ainda informou que imóveis residenciais que possuem caixa d’água não devem sentir o efeito da ação. Com isso, deve-se economizar cerca de 4 mil litros por segundo para preservar o nível dos reservatórios da região.

Em agosto choveu apenas 8,3% do esperado na Grande São Paulo. Com a estiagem deste inverno sendo mais rigorosa que a média histórica, alguns sistemas já operam com sinal de atenção. É o caso do Cantareira, considerado o maior da região, atualmente com 36% da capacidade. Como o ritmo de perda diária é de 0,3%, calcula-se que o volume útil despenque para 15% no início da temporada de chuvas, em setembro.

g1, Metrópoles e VEJA também deram detalhes do impacto da estiagem na Grande São Paulo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar