Justiça Federal cancela suspensão da Moratória da Soja pelo CADE

Segundo juíza, a decisão do CADE foi monocrática e não levou em conta manifestações técnicas e jurídicas.
27 de agosto de 2025
justiça federal moratória da soja cade
Kelly Sikkema

A Justiça Federal em Brasília derrubou na última 2ª feira (25/8) a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) de suspender a Moratória da Soja. Proferida pela juíza Adverci Rates Mendes de Abreu, da 20ª Vara Federal, a liminar foi concedida à pedido da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE).

No parecer, a magistrada afirmou que a decisão do CADE não foi avaliada pelo colegiado do conselho e não levou em conta “manifestações técnicas e jurídicas apresentadas pela demandante, bem como de pareceres emitidos por órgãos públicos, como o Ministério Público Federal, a Advocacia-Geral da União e o próprio Ministério do Meio Ambiente”. Os efeitos da decisão do CADE só poderão valer após o julgamento do processo que avalia se a Moratória da Soja constitui ou não um cartel, como o conselho alegou na semana passada.

O Greenpeace Brasil comemorou a decisão da Justiça Federal. “Essa suspensão trazia riscos de incentivar novos desmatamentos, bem como sinalizações negativas para acordos no mesmo sentido, que buscam fazer mais que a lei”, afirmou Cristiane Mazzetti, coordenadora de Florestas do Greenpeace Brasil.

Vigente desde 2006, a Moratória da Soja é um dos exemplos mais bem sucedidos de conciliação do desenvolvimento da produção agrícola em larga escala com a sustentabilidade ambiental, lembrou ((o))eco. De acordo com uma análise do Globo Rural, mesmo empresas que não aderiram à Moratória acabaram seguindo as regras do acordo, pois usam a estrutura de grandes companhias signatárias do pacto para exportar seus produtos.

Desde seu início, o acordo tem grandes indústrias vinculadas e, com a pressão crescente da sociedade civil e do mercado, a cada ano, novas empresas passaram a aderir ao acordo. Hoje, além da verificação de fornecedores diretos, grandes tradings têm monitorado cada vez mais a soja vinda de fornecedores indiretos.

Agência Brasil, Brasil de Fato, Canal Rural, CNN Brasil, Estadão, g1, Globo Rural e JOTA, entre outros, repercutiram a notícia.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar