Crise climática piorou condições para incêndios florestais na Europa

Condições que provocam incêndios mortais na Turquia, Chipre e Grécia são 10 vezes mais prováveis devido à crise climática, mostra estudo de atribuição.
29 de agosto de 2025
crise climática incêndios florestais europa
World Weather Attribution

Mais de 1 milhão de hectares, equivalente à metade da área do estado de Sergipe, já queimaram na Europa em 2025, o pior ano nos registros históricos do continente quanto ao fogo. Se já é inegável que o tempo seco e as sucessivas ondas de calor contribuíram para o recorde, um novo estudo de atribuição mostra que a crise climática também preparou o terreno meses antes, tornando os incêndios florestais 22% mais intensos. E as condições propícias ao fogo se tornaram 10 vezes mais prováveis.

A estimativa é do World Weather Attribution (WWA), painel internacional de cientistas que investiga a responsabilidade das mudanças climáticas em eventos extremos. O estudo analisou dados de Turquia, Grécia e Chipre, que desde junho combatem incêndios em temperaturas que alcançam os 45°C.

Como a Folha assinalou, o estudo mostra que, no clima atual com a temperatura média 1,3oC acima da registrada nos níveis pré-industriais, as chamas incontroláveis que atingem vários países europeus podem ocorrer uma vez a cada 20 anos, segundo a Bloomberg. Sem a alteração, tais eventos ocorreriam uma vez a cada 100 anos.

Entre junho e julho, o Mediterrâneo oriental enfrentou ondas de calor recordes e vários dias de temperaturas acima de 40°C. A precipitação total durante os meses de inverno também sofreu uma redução de 14%, e o calor seco facilitou a queima das plantas, enquanto ventos do norte extremamente fortes, chamados ventos etésios (ou etesianos), espalharam mais incêndios, detalhou o Mongabay.

Na Turquia, mais de 50 mil pessoas foram evacuadas devido à propagação de incêndios florestais em comunidades rurais e urbanas este ano. Pelo menos 17 pessoas morreram , incluindo 10 bombeiros e socorristas.

Mais de 32 mil pessoas também foram evacuadas da Grécia, enquanto incêndios destruíram dezenas de milhares de hectares de terras agrícolas, casas e resorts. Incêndios mataram pelo menos três pessoas em agosto.

No Chipre, incêndios queimaram 12.500 hectares, ou 1% da ilha. As chamas mataram pelo menos duas pessoas no que foi o pior incêndio florestal do país em mais de 50 anos.

Associated Press, Daily Mail, Euronews, POLITICO e BBC também repercutiram o estudo da WWA.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Entenda as mudanças climáticas

Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
5 Aulas — 4h Total
Iniciar