
Depois da maior temporada de fogo da sua história recente, a Espanha busca se adaptar à realidade colocada por um planeta 1,5oC mais quente. Nesta 2ª feira (1/9), o premiê Pedro Sánchez apresentou em Madri um plano de 10 pontos, com ações internas e também em colaboração com os países vizinhos Portugal e França.
Entre as iniciativas, estão a criação de uma agência estadual de proteção civil para coordenar as respostas a crises, uma rede de refúgios climáticos e mudanças na gestão florestal. O pacto também deve abordar medidas de prevenção de incêndios; nova infraestrutura hídrica para mitigar inundações, limites para licenças de moradia em áreas propensas a inundações ou incêndios florestais e novas leis trabalhistas para proteger os trabalhadores durante ondas de calor, contam Reuters e Climática.
“As mudanças climáticas matam. Precisamos estar cientes de tudo o que elas representam em termos de insegurança e dos riscos que representam para as nossas vidas”, afirmou Sánchez em discurso. Os incêndios de agosto queimaram mais de 300 mil hectares e resultaram em quatro mortes, 48 feridos e 36 mil pessoas deslocadas.
O Guardian apurou que, apesar de querer apoio de Portugal e França, Sanchez deve sofrer resistência dentro da própria Espanha, pois não tem a maioria no parlamento. Partidos opositores como o conservador Partido Popular (PP), o extremista de direita Vox e o esquerdista Podemos se opuseram ao pacto. O plano será aprovado pelo gabinete hoje e segue para consulta pública.
AFP, El País, RTVE e El Observador também noticiaram a iniciativa do primeiro-ministro espanhol.
Em tempo: O verão de 2025 ainda não terminou, mas no Reino Unido ele já foi classificado como o mais quente já registrado, de acordo com o Met Office. Foram quatro ondas de calor em uma única estação, com temperaturas médias de 16oC acima do recorde atual. Os cinco verões mais quentes já registrados no país aconteceram desde 2000. Segundo o Met Office, as temperaturas do verão foram cerca de 70 vezes mais prováveis devido às mudanças climáticas. O Guardian trouxe mais detalhes.



