
Cerca de 85 cientistas se uniram para contestar um relatório do Departamento de Energia do governo dos EUA publicado em julho, que minimiza a gravidade das mudanças climáticas. Em mais de 400 páginas, os especialistas fazem diversos apontamentos sobre como o documento divulgado pela gestão do negacionista Donald Trump é – surprise! – tendencioso e repleto de erros.
O relatório da Casa Branca havia sido divulgado junto com propostas de desregulamentação de setores poluentes da economia americana, como de transportes e energia, lembra a CNN. Os climatologistas condenaram ponto a ponto as afirmações do relatório, apontando que o texto contém deturpa e faz citações seletivas da literatura científica, além de selecionar dados e estatísticas incorretas. Alguns chegaram a dizer que o documento ridiculariza a ciência.
“Ele se baseia em ideias que foram rejeitadas há muito tempo, apoiadas por deturpações e omissões de fatos importantes”, disse Andrew Dessler, cientista climático da Universidade Texas A&M para o Guardian.
A revisão dos 85 cientistas foi submetida em consulta pública ao relatório, aberta por apenas 30 dias. Uma das principais críticas é a escolha de autores claramente negacionistas, apontam NY Times e CBS News. Entre eles: um cientista atmosférico que afirmou que a crise climática pode ser positiva, uma climatologista que critica o “alarmismo” climático e um economista que afirmou que a crise climática não é um grande problema.
Os especialistas também falam sobre a transparência – ou falta dela. As reuniões para a produção do relatório aconteceram em segredo e o trabalho foi mantido em sigilo até a sua publicação, enquanto as regras do Escritório de Administração e Orçamento obrigam tais avaliações a serem submetidas à revisão por pares. O documento do Departamento de Energia até o momento não passou pelo crivo de terceiros.
Não se sabe se o Departamento de Energia, levará em conta as críticas dos especialistas na versão final do relatório.
NPR, Reuters e Climate Communication também repercutiram as críticas.
Em tempo: O DeSmog deu detalhes sobre o canadense que ajudou a escrever o polêmico relatório do Departamento de Energia da administração Trump e que está ajudando o ataque do MAGA às regulamentações climáticas. Ross McKitrick escreve com frequência artigos que incitam políticos a se oporem ao “extremismo climático”. Ele chegou a questionar se a temporada de fogo no Canadá em 2023 realmente estava pior do que os dados históricos. Naquele ano, 14,6 milhões de hectares foram queimados, superando o maior registro de 5,8 milhões em 1996.



